Qual foi o ato importante de Jesus celebrado no sábado de Aleluia?

Perguntado por: arebelo4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ainda na Quinta-Feira Santa, Jesus foi preso, e, no dia seguinte, a Sexta-Feira Santa, ele foi crucificado e morreu. O Sábado de Aleluia é o momento que o corpo de Cristo estava no Santo Sepulcro e é o dia que antecede o Domingo de Páscoa, quando Ele ressuscitou.

Há várias possibilidades de interpretação para o tema na fé cristã. A Igreja entende que o sábado é o dia de ficar ao lado de Maria, que passou por um processo de solidão. Bento XVI explicou, em entrevista, que Jesus ter descido à mansão da morte significa que a sua morte atinge toda a humanidade.

É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas (ou Queima de Judas), representando a morte de Judas Iscariotes, discípulo que teria traído Jesus Cristo.

O Sábado de Aleluia é o dia que antecede o Domingo de Páscoa. É um momento de grande significado religioso para os cristãos, marcando a espera pela ressurreição de Jesus Cristo. Em algumas tradições cristãs, o sábado de aleluia é um dia de jejum e oração, enquanto em outras é um dia de celebração. COMO […]

Domingo de Páscoa

Os cristãos celebram a ressurreição no Domingo de Páscoa, o terceiro dia depois da Sexta-Feira Santa, o dia da crucificação.

No processo de crucificação, Cristo foi torturado e finalmente crucificado em uma colina chamada Gólgota. O sábado após a morte de Cristo e antes de sua ressurreição é conhecido como Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa é exatamente o dia da ressurreição de Cristo.

O sábado de aleluia, ou sábado santo, é dia que antecede a ressureição de Jesus, após ter sido morto na sexta-feira santa. É o momento em que os fiéis se preparam para celebrar a vida de Cristo. O nome Sábado de Aleluia vem da tradição na Igreja Católica de não dizer “aleluia” na missa durante a Quaresma.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).

Para os cristãos, como mencionado, a Páscoa relaciona-se com a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Dentro da tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no terceiro dia após sua crucificação.

A Páscoa é uma festa de origem judaica, que comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surge posteriormente com a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo.

A Vigília Pascal é a reafirmação comunitária da fé na ressurreição. É a celebração da vitória da vida sobre a morte. Depois de um dia de silêncio e meditação sobre a paixão e morte de Jesus, a comunidade cristã exulta de alegria pela Páscoa da ressurreição do Senhor.

O Círio estará aceso em todas as celebrações, durante as sete semanas da Cinquentena, ao lado do ambão da Palavra, até à tarde do domingo de Pentecostes.

Nesse Sábado Santo, pode-se fazer um jejum limitado, ou seja, evitando a carne vermelha, que pode ser substituída por carne de peixe. “Ainda estamos no espírito da dor pela morte incruenta de Jesus, por isso ainda podemos praticar o jejum.

Virgem Maria

A Tradição dá a resposta”. A intenção é demonstrar o valor histórico e teológico em que a fé popular se alicerça, dando testemunho de sua convicção de que a Virgem Maria foi a primeira a ver o Ressuscitado.