Qual o objetivo da Constelação Sistêmica?

Perguntado por: smartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Constelação Sistêmica é um método psicoterápico, desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Ela estuda as emoções e energias que, consciente e inconscientemente, acumulamos.

A Constelação Sistêmica é um método desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Basicamente, a metodologia consiste em estudar as emoções que nós acumulamos de nossas famílias. A ideia é entender como esses fatores nos influenciam diariamente em vários aspectos.

Mais do que terapia, a constelação familiar é um trabalho que busca a reconciliação com todos os antepassados e também suas questões excluídas (dinheiro, sexo, amor, etc.) para que nós não precisemos repetir padrões de sofrimento e escassez.

Benefícios da Constelação Familiar
Resolução de conflitos dentro da família. É possível restabelecer as leis familiares, entrando novamente em sintonia com os parentes.

O que é a Constelação Familiar? Constelação Familiar é um tipo de terapia integrativa em que o cliente revisa todas as situações familiares que moldaram seu estágio atual de vida. Assim, vemos a importância e o papel de nossos avós, tios, pais, mães e outros membros em nossa constituição como indivíduos.

As diferenças começam desde a criação de cada uma delas, já que a Constelação Familiar foi criada em cima do entendimento de um único autor, e a Terapia Familiar Sistêmica foi formada a partir da união da compreensão de vários teóricos.

Uma constelação pode atuar por meses com um efeito dominó.

Escolha um assunto que seja emocionalmente importante e tenha claro o seu motivo para constelar um tema. Você vai passar a ver seu assunto/problema em outra perspectiva e pode, em geral, experimentar uma sensível tranquilidade em relação a antes da sua constelação.

Buscam resolver problemas familiares; Precisam tratar padrões de relacionamento negativos; Querem ultrapassar um tumulto interno; Que vivenciaram um trauma ou perda significativa.

A constelação familiar sistêmica mostra que a mãe é um caminho de cura. Ela é uma mulher bem comum, ainda que extraordinária, somou-se a um homem, este também comum e igualmente extraordinário para criar algo intimamente ligado com toda a força desse universo. Criou uma vida, algo somente alcançado através do amor.

Ou seja, a constelação familiar pode ser usada em quaisquer conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avós), entre casais, entre pessoas com dificuldades de se relacionar, com problemas de saúde, dinheiro, emoções, entre outros.”

O pai nos leva para o mundo e nos apresenta oportunidades. Um pai e uma mãe se complementam e a concepção precisa destes dois papéis. Segundo Bert Hellinger, dentro do sistema familiar, o homem e a mulher têm prioridades iguais, eles criam a família juntos e eles são equivalentes.

Na prática da constelação familiar vemos pessoas representando familiares de quem está sendo constelado no momento. Esses representantes se colocam em uma posição de neutralidade, de ausência de intenção, ausência de vontade, que permite que o campo energético daquela pessoa se manifeste.