O que é chia?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Traduzido do inglês--As sementes de chia são as sementes comestíveis da Salvia hispanica, uma planta da família da menta nativa do centro e do sul do México, ou da Salvia columbariae relacionada do sudoeste dos Estados Unidos e do México.

Sobre a chia
Conhecida por ser um alimento funcional, o ingrediente de origem mexicana tem como super poder melhorar funções importantes do organismo, como os sistemas digestivo, excretor e cardiovascular. Justamente pelo seu potencial e grande variedade de nutrientes, ela é considerada um superalimento.

A chia também não é indicada para quem tem diverticulose. Como as sementes são bem pequenas, elas podem entrar nessas pequenas bolsas do intestino e inflamar, causando a diverticulite aguda.

Tome muita água ou consuma a chia em forma de gel
Além disso, você pode consumir a chia já em forma de gel: basta deixar uma colher de sopa de molho em meia xícara de água por cerca de 30 minutos e ingerir logo em seguida.

Para se obter os resultados desejados, é recomendado colocar 1 colher de sopa de sementes de chia em um copo com água, deixando descansar por cerca de 15 minutos e beber 20 minutos antes do almoço ou do jantar.

Ajuda na saciedade
Junto a uma reeducação alimentar e exercícios físicos, a chia é uma grande parceira para a perda de peso. Isso acontece porque, dentro de sua composição, as sementes de chia possuem fibras e proteínas que carregam uma sensação constante de saciedade.

Ainda pode ser considerada uma excelente fonte de fibras alimentares, o que ajuda na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até mesmo alguns tipos de câncer.

A semente da chia (Sálvia Hispânica) mostrou- se eficaz no tratamento dietoterápico com pessoas com constipação intestinal, fato este que pode ser evidenciado nos casos estudados, que obtiveram melhoria no funcionamento do trânsito intestinal, o que comprova o grande benefício dessa semente para a saúde humana.

Cuidado com a pressão baixa. A chia tem uma propriedade interessante de reduzir a pressão arterial. "Por isso, pessoas com muita tendência à hipotensão devem observar se sentem mais cansaço, sono ou dor de cabeça ao consumir esta semente", explica Clarissa.

Quem consome pouca água também pode ter problemas, já que a semente não seria hidratada de forma correta e poderia causar constipação. Por isso, se você não consegue beber uma boa quantidade de água ao dia (veja o quanto você devia tomar aqui), ingira um pouco do líquido antes de consumir a chia.

30 minutos

Para hidratar a chia, coloque uma xícara de água filtrada para cada duas colheres de semente e deixe de molho por 30 minutos. A semente fica com uma consistência de gel. Você pode acrescentar a chia já hidratada a iogurtes e às receitas a seguir.

Benefícios da chia
Além de cuidar das taxas de colesterol, o ômega 3 reduz a formação de coágulos sanguíneos, arritmias e evita o aumento da pressão arterial. Todas estas funções acabam por evitar doenças cardiovasculares, como infarto, derrame e hipertensão.

– Eu posso destacar duas vantagens de se consumir a chia imediatamente antes de uma refeição. Ela é uma boa opção para reduzir a fome e o índice glicêmico da refeição que vem logo a seguir, mas você consegue este mesmo efeito com outras coisas.

A chia é uma tremenda aliada da saúde, como vimos neste conteúdo. Então, se você já se perguntou “posso tomar chia antes de dormir”, fique tranquilo, já que tudo indica que essa é uma forma segura de consumir a semente.