O que é endorfina?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 19 votos

A endorfina é um hormônio, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. É uma hormona, uma substância química que, transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células. Este é o hormônio do bem estar.

Endorfina: é um neurotransmissor produzido no sistema nervoso central em resposta a atividades prazerosas, como o exercício físico, o riso, a música e a comida. A endorfina tem a função de aliviar a dor, reduzir o estresse, promover a sensação de bem-estar e euforia, além de melhorar a qualidade do sono.

Existem várias maneiras de liberar esse hormônio: escutando uma música, vivendo uma paixão, comendo chocolate e até mesmo sonhando. Mas, o exercício físico é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores formas de incentivar a produção da endorfina.

Tudo isso vem dos neurotransmissores que são ativados no corpo humano a partir de ações ou eventos. Também chamado de “Quarteto da Felicidade”, estes neurotransmissores são: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina.

Quando os níveis de produção e liberação da endorfina estão baixos, é possível logo perceber alguns sintomas e características que irão aparecer na pessoa. Entre eles, podemos citar sensações desagradáveis como desconforto, ansiedade, irritabilidade, alteração no estado de humor e depressão.

Praticar esportes como corrida, andar de bicicleta, natação, fazer musculação, yoga, dentre outros, ajuda a aumentar a produção de endorfina na corrente sanguínea e tem diversos benefícios.

A endorfina é um neuro-hormônio, ou seja, uma substância natural, produzida pela glândula hipófise, presente no cérebro.

Como aumentar as endorfinas

  1. Fazer exercício físico. Uma das melhores formas de aumentar a liberação de endorfinas é fazer uma corrida, pelo menos 1 vez por semana. ...
  2. Comer chocolate. ...
  3. Dar gargalhadas. ...
  4. Ter contato íntimo. ...
  5. Ser grato. ...
  6. Relembrar bons momentos. ...
  7. Fazer planos para o futuro.

O cortisol, um hormônio ligado a diversas regulagens de funções metabólicas no organismo, é liberado em grande quantidade como reação ao estresse.

Diferenças entre Adrenalina e Endorfina
Além disso, muitos especialistas afirmam que enquanto a endorfina pode viciar (como ocorre com os atletas), o vício da adrenalina, está associado aos casos de psicologia: pacientes viciados em perigo.