O que é epidemiologia?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Epidemiologia, ou a ciência das epidemias, propõe-se estudar quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas.

Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...

O que é Epidemiologia:
Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde. É a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva.

O objetivo principal de uma investigação epidemiológica de campo durante a ocorrência de um surto é a identificação dos fatores associados a doença na população.

A epidemiologia estuda os aspectos e as dimensões relativos ao comportamento e à evolução de problemas de saúde coletiva, com destaque para sua incidência, distribuição, e possível controle dos determinantes das próprias doenças e de seus fatores. Portanto, significa estudo sobre população.

Pelo significado da palavra, podemos entender melhor do que se trata: A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais.

Doenças transmissíveis

  • Coronavírus (Covid-19)
  • Rubéola e síndrome da rubéola congênita.
  • Poliomielite.
  • Meningite.
  • Tétano neonatal.
  • Difteria.
  • Coqueluche.
  • MDDA.

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Saúde, Trabalho e Ambiente.

Usos da epidemiologia:
Epidemiologia genética. Epidemiologia veterinária. Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias. Epidemiologia das doenças não transmissíveis.

Conhecer a situação de saúde da comunidade. Conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades. Identificar os sujeitos aos riscos e as áreas prioritárias de ação. Orientar e colaborar no planejamento e na adoção de decisões.