O que é coriza?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 11 votos

O que é coriza? Saiba mais sobre o sintoma de doenças respiratórias. Coriza, ou coriza nasal, é a secreção que ocorre quando a mucosa que reveste o nariz está inflamada. É um sintoma comum que está atrelado a algumas doenças respiratórias, tais como gripe, resfriado, rinite alérgica e a covid-19.

A inalação de vapores e o uso de nebulizadores são formas efetivas de umedecer as mucosas e aliviar as sensações de nariz escorrendo e entupimento nasal, atuando como ótimos remédios para a coriza. Se não tiver acesso a esses aparelhos para inalação, banhos mornos e bebidas quentes podem servir de alternativa.

Conheça os tipos de coriza e catarro e as doenças relacionadas

  • Resfriado comum ou reação alérgica: esbranquiçado e em quantidade moderada.
  • Tuberculose, vasculites e fibrose cística: esbranquiçado e com sangue.
  • Sinusites, amigdalites, faringites e pneumonia: espesso e mal cheiroso.

É caracterizada por uma secreção nasal clara e excessiva que pode causar congestão nasal. Tratamentos para coriza incluem medicamentos antialérgicos e descongestionantes nasais, além de cuidados caseiros, como a ingestão de líquidos e a utilização de umidificadores. Consulte um médico se a coriza persistir ou piorar.

É um sintoma comum quando a mucosa que reveste as fossas nasais está inflamada por conta de um corpo estranho ou infecção em andamento. A secreção serve para limpar as vias aéreas, prendendo qualquer partícula ou microrganismo invasor, além de proteger o tecido de feridas abertas.

O que normalmente faz com que o nariz fique escorrendo são as bactérias, vírus e alérgenos que invadem as vias nasais, desencadeando uma reação inflamatória. Esta reação resulta na produção de muco em excesso, que é uma forma do organismo eliminar germes e substâncias irritantes.

O que provoca a coriza? As doenças que acometem o trato respiratório são as principais causas desse sintoma. Na maioria das vezes, essa secreção é clara, amarelada, esverdeada ou pode vir acompanhada de sangue. A principal função da coriza é auxiliar no processo de expulsão do agente causador da doença no organismo.

A gripe deixa o paciente mais prostrado, com dor de cabeça e, frequentemente, com dor nos músculos e articulações. No resfriado, o paciente tem coriza, tosse e espirros, mas encontra-se mais ou menos bem-disposto.

Cloratadd ® é indicado para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos. Cloratadd ® também é indicado para o alívio dos sinais e sintomas da urticária e de outras alergias da pele.

Algumas dicas de como reduzir a coriza:

  1. Assoar o nariz;
  2. Higienizar o nariz com soro fisiológico;
  3. Fazer Inalação ou nebulização;
  4. Tratamento médico com descongestionantes e anti- inflamatórios;

Claritin é indicado para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos.

Chá de gengibre, limão e própolis
Benefícios: ajuda a aliviar a congestão nasal, a coriza e os desconfortos no corpo.

Catarro transparente é o mais comum
Em um organismo saudável, o catarro não tem cor. Mas, o catarro com sangue pode adquirir uma coloração avermelhada, o que pode indicar problemas graves, como pneumonia e câncer de pulmão. Já o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia.

A duração média de um resfriado pode variar de 3 a 10 dias. Além da coriza, outras manifestações como espirros, tosse e dor de garganta, podem ocorrer.

“O paciente com Covid-19 costuma ter tosse seca e cansaço, mas, em quadros mais graves, pode apresentar dificuldade para respirar, falta de ar e pressão (aperto) no peito. No entanto, não necessariamente haverá coriza e congestão nasal.

As recomendações para eliminar a congestão nasal são:

  1. Procure um otorrinolaringologista;
  2. Evite o ar-condicionado;
  3. Use umidificadores e inaladores de ar;
  4. Beba bastante água;
  5. Lave o nariz com solução fisiológica;
  6. Faça compressas quentes;
  7. Experimente a técnica da acupressão.