O que é eosinófilos?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Granulócitos eosinófilos, geralmente chamados de eosinófilos, são células do sistema imune responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções nos vertebrados. Junto com os mastócitos, também controlam mecanismos associados com a alergia e asma.

Eosinófilos Alto
Eosinofilia é o aumento da concentração de eosinófilos (valores superiores a 500 por microlitro de sangue), indicativo de que o indivíduo provavelmente apresenta alguma infecção parasitária (verminose), algum tipo de doença alérgica ou asma.

Esta doença rara pode afetar o coração, incluindo a identificação de insuficiência cardíaca (cujos principais sintomas são falta de ar e edema ou inchaço dos tornozelos), e provoca um aumento do fígado e do baço, que também aumentam o volume do abdômen. As erupções cutâneas podem aparecer.

Eosinofilia é uma ocorrência bastante comum em resposta a infecções por parasitas ou alergias. Mas também pode indicar uma doença mais grave, como um tipo de câncer raro do sangue, em que o médico hematologista é o responsável pelo diagnóstico e o tratamento dessa condição.

Os eosinófilos são especialmente importantes na defesa contra as infecções parasitárias. Entretanto, embora a eosinofilia normalmente acompanha infecções helmínticas e eosinófilos sejam tóxicos a helmintos in vitro, não há nenhuma evidência direta de que eles eliminam parasitos in vivo.

Qual nível de leucócitos é preocupante? Não existe um valor que define um nível preocupante de leucócitos. Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3.

As causas mais comuns incluem: Alergias e asma; Alergia a medicamentos; Infecções (principalmente de parasitas);

Existe aumento de eosinófilos em infecções por helmintos e protozoários.

Todos nematódeos teciduais causam eosinofilia, geralmente em quantidade superior a 2.000/uL. Nesse grupo estão Trichinella spiralis e Toxocara canis/catis.

A Leucemia Eosinofílica Crônica (LEC) é um tipo específico de leucemia que atinge os eosinófilos. Eosinófilos são um tipo de glóbulo branco que faz parte do sistema imunológico. Estes têm um papel de imunidade protetora contra parasitas e alérgenos.