O que é espiroqueta?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Spirochaetales é um filo de bactérias que contém uma única classe e ordem. As espiroquetas são bactérias em forma helicoidal que tendem a se mover com um movimento ondulante semelhante ao de uma hélice. As principais cepas das espiroquetas incluem o Treponema, a Borrelia e a Leptospira.

Significado de Espiroqueta
substantivo masculino Microorganismo do grupo das bactérias, em forma de longos filamentos, frequentemente espiralados, considerado um dos agentes da sífilis.

Espiroquetas – Bactérias Gram-negativas, helicoidais que se movem através de filamentos axiais (endoflagelo). Diversas espécies estão associadas a doenças, incluindo Treponema pallidum, o agente etiológico da Sífilis e Borrelia bergdorfi, agente etiológico da Doença de Lyme.

De nome inusitado, as bactérias espiroquetas têm aparência alongada finas e em forma de espiral. As principais espécies incluem a Borrelia, o Treponema, o Spirillum e a Leptospira. A espécie de espiroqueta chamada Treponema dentícola faz parte do grupo de bactérias que vivem normalmente na nossa boca.

As leptospiras e borrélias são as espiroquetas responsáveis pela leptospirose e borreliose de Lyme, doenças reemergentes no mundo global. A exposição humana a estas bactérias em atividades profissionais e de lazer é uma preocupação crescente, também em Portugal.

Os sintomas são inespecíficos: mal-estar, febre, cefaléia, rigidez da nuca, dores musculares, dores articulares e íngua. Podem durar várias semanas ou mais quando a doença não é devidamente tratada.

As espiroquetas patogênicas são Treponema, Leptospira e Borrelia. Tanto Treponema como Leptospira são muito finas para serem visualizadas usando microscopia de campo claro, mas são claramente vistas usando microscopia de campo escuro ou de fase.

O tratamento é com antibióticos como doxiciclina ou penicilina. A família das espiroquetas distingue-se pela forma helicoidal das bactérias. As espiroquetas patogênicas são Treponema, Leptospira e Borrelia.

infecções causadas por bactérias
Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.

As doenças causadas por bactérias podem ser transmitidas de diversas formas, tais como: Ingestão de alimentos e água contaminada por bactérias: pode-se citar a cólera e o botulismo. Pelo ar: pode-se citar a tuberculose, hanseníase e coqueluche. Via sexual: pode-se citar a gonorreia e a sífilis.

Os bacilos são causadores de diversas doenças em humanos, a seguir confira algumas delas! A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch ou Mycobacterium tuberculosis, um bacilo que atinge o sistema respiratório e pode se espalhar para outras partes do corpo, como a pele, os rins e os ossos.

Espirilos: Bactérias em forma de espiral que apresentam corpo rígido e locomovem-se com a ajuda de flagelos; Espiroquetas: Bactérias em espiral que são mais flexíveis e locomovem-se por contrações citoplasmáticas; Vibriões: Bactérias que apresentam corpo semelhante a uma vírgula.