O que é carboidrato saudável?

Perguntado por: upereira4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Para consumir carboidratos de maneira equilibrada, prefira carboidratos complexos, que são de digestão mais lenta e aumentam a sensação de saciedade. Por exemplo, pão integral, arroz integral, batata doce, macarrão integral etc..

Os carboidratos "bons" são os chamados complexos, que normalmente contém mais fibras como arroz integral, macarrão integral, lentilha, grão-de-bico, cenoura e amendoim, por exemplo. Os carboidratos complexos levam mais tempo para serem digeridos, promovendo o controle da fome e dos níveis de glicose no sangue.

A alimentação saudável deve incluir os carboidratos complexos em maior quantidade e os carboidratos simples em quantidades reduzidas. O Ministério da Saúde recomenda o consumo de 6 porções de alimentos ricos em carboidratos ao longo do dia, como arroz, pães, massas, batata e mandioca.

Os carboidratos do bem são encontrados em alimentos com baixo índice glicêmico, que passam por pouco ou nenhum processamento e, assim, conservam melhor suas fibras.

Segundo a nutricionista, um bom café da manhã é composto por uma fonte de carboidrato (pão, cuscuz, tapioca, batata doce), uma de proteína (queijos brancos, iogurtes, ovos, patês de grão de bico, tofu, ervilha), e uma de frutas (mamão, banana, maçã, morango).

Banana

1 – Banana
Não importa se é nanica, prata, da terra ou ouro, a banana é uma das frutas mais ricas em carboidrato. Uma de tamanho médio oferece 26,95 g da substância.

- EVITE: carboidratos refinados Açúcar, macarrão, biscoito, pão branco e doces em geral possuem poucas fibras e fazem você sentir fome pouco tempo depois de se alimentar, pois são absorvidos rapidamente pelo organismo.

Os alimentos não recomendados são os açúcares refinados, farinha branca, pães, alimentos industrializados e processados, biscoitos, refrigerantes dentre outros.

Os carboidratos complexos são a melhor opção, pois liberam de forma lenta a glicose no sangue, precisando assim, de menos produção de insulina. Entre os exemplos destes alimentos estão: cereais integrais, aveia, linhaça e outros.

Para emagrecer
Alguns exemplos são os cereais (como arroz integral e aveia), grãos (linhaça e quinoa), leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico) e legumes (batata doce e milho).

Sendo assim, o melhor é reduzir os carboidratos da classe dos cereais e derivados como o arroz, feijão, batata etc. e, portanto, preferir os chamados carboidratos complexos, que são responsáveis por liberar energia aos poucos.

Alguns exemplos do que pode substituir o arroz, e que são fontes de carboidrato, incluem: quinoa, cevadinha, feijão, batata-doce, abóbora.

"Em uma quantidade de 100 gramas de arroz branco cozido tipo 1 temos 128 calorias, 2,5 g de proteína, 0,2 g de lipídios e 28,1 g de carboidratos. Já em 100 gramas de macarrão cru temos, 371 calorias, 10 g de proteína, 77,9 g de carboidrato e 1,3 g de lipídios", comenta.