O que é psoríase é contagioso?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

“A população ainda acha que ela é contagiosa, sendo que não é. Você nasce com uma alteração genética e em algum momento da sua vida a doença se manifesta”, explica a Dra. Marcela. Portanto, você não “pega” psoríase se tiver contato com um portador da mesma.

A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Sua causa é ainda desconhecida e embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes.

DRA. JULIANA CALIXTRO – Se não tratada, a psoríase pode progredir e causar grande impacto na qualidade de vida do paciente, desencadeando problemas psíquicos – como depressão e ansiedade – deformidades permanentes nas articulações quando acometidas e, no caso da psoríase grave, risco de morte.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, autoimune, não contagiosa e sem cura. É bastante comum e se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, pés, mãos, unhas, região genital ou por todo corpo.

Pode ocorrer em todas as partes do corpo ou em áreas específicas, como mãos, pés ou dedos (chamada de psoríase palmoplantar). Geralmente, se desenvolve rápido, com bolhas de pus que aparecem poucas horas depois de a pele tornar-se vermelha.

Alimentos que devem ser evitados
- Carne vermelha e pimenta devem passar longe do psoriático: alimentos como carne vermelha, os muito condimentados e apimentados devem ser evitados por quem tem psoríase. Eles contêm substâncias que potencializam as inflamações da pele e podem piorar as crises.

A etiologia da doença é ainda desconhecida, além da predisposição genética, outros fatores externos e internos têm sido associados ao surgimento e à exacerbação da psoríase. O estresse emocional é um dos fatores mais comumente implicados na exacerbação da doença, e de modo geral, as infecções bacterianas e virais.

Carnes vermelhas e frituras
Por isso, a ingestão de carnes gordurosas deve ser evitada. Sem contar que gordura animal, no geral, conta com ácido araquidônico, substância que pode piorar a psoríase.

A psoríase dura toda a vida, mas pode manifestar-se de forma intermitente. Os sintomas de psoríase diminuem, muitas vezes, durante o verão, quando a pele é exposta à luz solar intensa. Em alguns casos, podem passar vários anos entre os episódios.

A psoríase é uma doença que cursa com inflamação crônica da pele e de outros órgãos, como as articulações, o coração, os olhos e o intestino.

Sintomas

  • Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;
  • Pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós lesões;
  • Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento;
  • Coceira, queimação e dor;
  • Unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes;
  • Inchaço e rigidez nas articulações.

Ela pode atingir todas as regiões do corpo ou áreas menores, surgindo como psoríase nos pés, nos dedos ou nas mãos. Seu desenvolvimento é célere. Ou seja, as bolhas surgem poucas horas após o avermelhamento da pele. Em geral, essas bolhas secam em um ou dois dias, mas podem aparecer novamente durante algumas semanas.

Psoríase não tem cura, tem tratamento. Não há como prevenir a doença, embora seja possível controlar a reincidência. Casos leves e moderados (cerca de 80%) podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol.

Diagnóstico. O diagnóstico da psoríase é feito basicamente através de um bom exame da pele, das unhas e do couro cabeludo. Em alguns casos, o dermatologista pode achar necessário realizar uma biópsia da pele lesionada para chegar ao diagnóstico final.

O Alfa Bisabolol apresenta propriedades antiinflamatórias, anti-sépticas, bactericidas, antimicóticas e cicatrizantes, portanto indicado em casos de pequenas lesões cutâneas e inflamações leves.

Pesquisas recentes mostraram que vítimas de psoríase têm mais chances de sofrer doenças cardiovasculares, como infartos e derrames.