Como saber se é labirintite ou ansiedade?

Perguntado por: asoares5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quadros de tontura e zumbido durante períodos de grande pressão, ansiedade e estresse são popularmente associados a uma suposta “labirintite emocional”. Fatores de ordem emocional, porém, não são considerados causas diretas para esses sintomas, embora influenciem a gravidade com que eles são percebidos pelo paciente.

A tontura que acompanha ansiedade é normalmente descrita como sensação de atordoamento ou sensação de estar enjoado(a). Pode existir uma sensação de estar girando. Você também pode sentir que está oscilando mesmo estando parado(a).

No geral, os sintomas da labirintite são os seguintes:

  • tontura e vertigem;
  • náusea;
  • perda de audição;
  • zumbido no ouvido;
  • desequilíbrio;
  • sensação de estar caindo;
  • vômito;
  • transpiração excessiva.

Sensação de que tudo em volta está se movendo ou rodando. Dificuldade para ouvir com clareza. Zumbido constante no ouvido. Dor de cabeça constante.

O que fazer ao sentir tontura?

  1. Sentar.
  2. Tomar ar e respirar profundamente.
  3. Mantenha os olhos abertos.
  4. Evite ingerir líquidos e alimentos.

Além disso, é importante tratar os sintomas da tontura em si, por meio de medidas como terapia de reabilitação vestibular, que ajuda a treinar o equilíbrio e diminuir as tonturas, e exercícios de relaxamento e respiração, que podem ajudar a diminuir a hiperventilação.

Sintomas de labirintite
Nos quadros mais agudos, o indivíduo sofre com náuseas e vômitos”, informa Lazzarini. As crises de labirintite podem durar minutos ou se arrastar por horas. Há inclusive episódios que seguem por dias antes de desaparecerem completamente.

Quanto tempo dura uma crise de labirintite emocional? As crises de labirintite emocional também se assemelham às crises de labirintite comum: em ambos os casos, as crises podem ocorrer espontaneamente, podendo durar de alguns minutos a várias horas. Em casos mais graves, podem até mesmo durar dias.

Anti-histamínicos, como Prometazina (Fenergan), Dimenidrato (Dramin) e a meclizina podem ser prescritos para ajudar a aliviar a tontura e a náusea, geralmente são utilizados quando o paciente procura o pronto socorro com sintomas intensos ou prescritos para casa por alguns dias para alívio de sintomas.

Na labirintite, a parte mais afetada é o ouvido interno, com inflamações e irritações. Esses sintomas, além de serem causados por gripes, resfriados e anemia podem ser ocasionados também pelo consumo de alimentos que devem ser evitados por quem tem essa doença.

São exemplos de doenças que causam tontura: doenças cardíacas, diabetes Mellitus descompensado com hiper ou hipoglicemia, pressão alta ou pressão baixa, beber pouca água, desidratação, qualquer tipo de infecção, estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, distúrbios do sono e outras.

Bloqueadores de canais de cálcio
Medicamentos como a Flunarizina e a Cinarizina são muito utilizados para alívio de crises de tontura provocadas pela Labirintite e outras causas.

Sintomas de labirintite
O principal sintoma são as tonturas e vertigens. Na vertigem rotatória clássica, a sensação é que o ambiente gira ao redor do corpo, ou que este roda em relação ao ambiente. Na tontura, a sensação é de desequilíbrio, instabilidade, de pisar no vazio, de queda.

A tontura que está ausente em repouso e ocorre apenas após ummovimento específico (desencadeado) é diferente da tontura que está presente emrepouso, mas aumenta em intensidade com o movimento (exacerbado).