Porque minha foliculite não melhora?

Perguntado por: umagalhaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Os casos leves de foliculite provavelmente curam-se sozinhos. Mas, casos persistentes ou recorrentes podem exigir tratamento. A terapia dependerá do tipo e da gravidade da sua infecção. Manter a pele limpa, seca e livre de escoriações ou irritações pode ajudar a prevenir a Foliculite.

Foliculites bacterianas: podem ser tratadas com antibiótico tópico, oral ou uma combinação dos dois. Também pode ser recomendado evitar raspar/barbear a área, até que a infecção regrida. Pseudofoliculite da barba: trocar a lâmina pelo barbeador elétrico pode ser uma opção.

Da mesma forma, o uso de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteroides e de antibióticos podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.

Geralmente de quatro a dez dias.

  1. 1) Uso de antibióticos tópicos e orais;
  2. 2) Hidratantes e cremes calmantes para a pele;
  3. 3) Evitar atrito de roupas;
  4. 4) Uso de produtos com ácido retinóico na região da barba;
  5. 5) Procedimentos com LED para diminuir a inflamação.
  6. 6) Máscaras calmantes feitas em consultório;

Quando procurar por um dermatologista
Luann Lôbo, é indicado procurar um médico quando a foliculite não melhora com o uso de compressas ou medidas gerais de higiene. “Quadros com lesões mais extensas, mais numerosas, e que geram sintomas muito desconfortáveis também devem ser avaliados pelo médico”, explica.

O tratamento da foliculite vai depender das causas da foliculite. Em alguns casos, o paciente pode ter que fazer o uso de medicamentos antibióticos e/ou antifúngicos, enquanto em outros, apenas a aplicação de compressas quentes e a higiene do local já são suficientes para aliviar a inflamação.

Um dermatologista pode verificar se a foliculite decorreu de um pelo encravado ou se há micro-organismos promovendo danos. O tratamento mais indicado para se livrar da foliculite crônica é a depilação a laser, que impede o crescimento dos pelos no local mais afetado.

Os de via oral são:

  • Claritromicina - antibiótico.
  • Doxiciclina.
  • Ceftriaxona Dissódica.
  • Oxacilina.
  • Fluconazol.

Neste caso o tratamento é feito com corticoides tópico ou um anti-inflamatório oral, como a Indometacina.

No Brasil, o sabonete de enxofre para foliculite se tornou muito popular, inclusive por ser capaz de tratar alguns outros problemas na pele. Esse tipo de sabonete é feito a partir do enxofre, um mineral que possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti bacterianas.

A foliculite que não desaparece espontaneamente após espera de várias semanas também deve ser tratada. A antibioticoterapia tópica é suficiente para muitos casos de foliculite infecciosa bacteriana. Os antibióticos de primeira linha preferidos são a mupirocina, a clindamicina e a retapamulina.

Não se deve espremer, nem furar ou mesmo manipular as lesões causadas pela foliculite, principalmente se as mãos não estiverem higienizadas corretamente.

Compressas de água quente: Auxiliam a estimular a circulação sanguínea, abrindo os poros, “amolecendo” a pele. Para isso, umedeça uma toalha com água morna e pressione sobre a região por dez minutos.