Como é a fraqueza muscular da esclerose múltipla?

Perguntado por: isilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Fraqueza em ambas as pernas (paraparesia) ou uma das pernas (monoparesia) pode levar a problemas para caminhar e no equilíbrio. A falta do exercício físico pode agravar um quadro de obstipação e ainda a fadiga, por estarem intimamente ligados.

Em geral, existem dois tipos de fadiga da EM: uma sensação geral de cansaço extremo e fadiga muscular. A fadiga da EM é diferente do cansaço normal. Algumas pessoas com Esclerose Múltipla descrevem a fadiga como se você estivesse sobrecarregado e como se cada movimento fosse difícil ou desajeitado.

A fraqueza muscular pode se apresentar junto a outros sintomas, como:

  1. Cansaço físico ou mental;
  2. Dificuldade para respirar;
  3. Perda de força em um ou mais músculos do corpo;
  4. Incapacidade de sustentação da cabeça;
  5. Dificuldade para mastigar, engolir ou falar;
  6. Perda involuntária de fezes ou urina.

A desconfiança em relação ao diagnóstico de esclerose múltipla ocorre quando os sintomas são compatíveis com essa doença crônica e a pessoa faz os exames clínicos e radiológicos necessários para confirmação do diagnóstico. Mas isso deve ser bem esclarecido, de modo a não despertar ansiedade ou estresse desnecessários.

Um dos principais motivos de a esclerose múltipla e a miastenia gravis serem facilmente confundidas, é o fato de ambas as doenças possuírem sinais e sintomas gerais semelhantes.

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica que gera danos nas células do sistema nervoso, os neurônios. A perda de função dessas células acarreta o surgimento de sintomas característicos, como fraqueza muscular, dificuldade de locomoção, tremores, problemas visuais, problemas cognitivos, entre outros.

A fraqueza nas pernas pode ser resultante de tensão, exercícios físicos, desidratação, qualidade do sono, envelhecimento, má postura, ou outras condições relacionadas à ocupação.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

Entendendo a sensação de fraqueza
Dessa forma, sentir fraqueza pode ser uma sensação no âmbito físico, como quando não conseguimos forças para subir uma escada, ou no âmbito mental, quando nossa memória e raciocínio falham de forma persistente.

Cansaço e fraqueza muscular
Um dos principais sinais desse problema é o cansaço e também a fraqueza muscular. Isso porque a falta de vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B12, pode causar esses sintomas.

Os sintomas iniciais mais comuns são os seguintes:

  • Formigamento, dormência, dor, ardor e coceira nos braços, pernas, tronco ou face e, algumas vezes, uma menor sensibilidade ao toque.
  • Perda de força ou destreza em uma perna ou mão, que pode se tornar rígida.
  • Problemas com a visão.

Dor no pescoço e nas costas: Algumas pessoas com EM podem sentir dores no pescoço e nas costas. Isso pode ser devido à imobilidade ou ao mesmo tipo de desgaste que acontece com as pessoas que não apresentam EM. Esse tipo de dor geralmente é uma sensação dolorosa e rígida que pode ser moderadamente grave.