Qual o exame que detecta a doença ela?

Perguntado por: dmello9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

O diagnóstico da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é feito pelo quadro clínico de perda de força com atrofia muscular e pelo exame de eletroneuromiografia. Apesar da doença não apresentar cura, o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica é importante para melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

O principal sintoma é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente num dos lados do corpo (lateral) e atrofia muscular (amiotrófica), mas existem outros: cãimbras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade.

As causas da ELA ainda não são conhecidas, no entanto sabe-se que em cerca de 10% dos casos ela é causada por um defeito genético. Na prática, os neurônios dos pacientes acometidos pela doença se desgastam ou morrem e já não conseguem mais mandar mensagens aos músculos.

Os sintomas iniciais de ELA incluem:

  1. Alterações da coordenação motora e fraqueza nas mãos.
  2. Às vezes, fraqueza nos pés, boca ou garganta.
  3. Cãibras musculares.
  4. Perda de peso.
  5. Muito cansaço.

Doenças que podem ser confundidas com ELA
Algumas condições se apresentam de maneira muito similar, sendo que algumas delas, como a Esclerose Lateral Primária (ELP) e a Atrofia Muscular Progressiva podem ser consideradas formas distintas da ELA.

Qual exame de sangue detecta esclerose múltipla? Até o momento, não existe um exame de sangue específico para detectar a esclerose múltipla. Profissionais de medicina podem recomendá-los apenas para descartar a presença de outras doenças com sinais e sintomas parecidos.

Os primeiros sintomas variam quanto ao tipo e localização, mas o principal é a fraqueza muscular que pode começar em qualquer área do corpo, incluindo membros, rosto, língua, garganta e diafragma.

Sintomas: A fraqueza muscular. Essa fraqueza muscular é progressiva, seguida da deterioração dos músculos (amiotrófica), começando nas extremidades, usualmente em um lado do corpo (lateral).

Enquanto a esclerose lateral amiotrófica é classificada como uma doença neuromuscular, por acometer os neurônios alfa, a Esclerose Múltipla trata-se de uma doença desmielinizante e inflamatória, tendo a desmielinização como a sua base.

Assim, aprender os sintomas iniciais comuns de EM pode ajudá-lo a ser diagnosticado e tratado mais rapidamente.

  • Problemas de Visão. Para muitas pessoas, o primeiro sintoma de esclerose múltipla está em seus olhos. ...
  • Sensações estranhas. ...
  • Problemas relacionados ao calor. ...
  • Problemas de marcha. ...
  • Outros Sintomas.