O que é bom tomar para ganhar massa muscular?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Proteínas: o grupo de alimentos dentro das proteínas — sejam elas animal, vegetal, do leite e derivados — tem papel essencial no ganho de massa muscular já que eles atuam diretamente no ganho de massa magra, ou seja, são os blocos construtores dos músculos e devem estar presentes em todas as refeições.

A glutamina promove o ganho de massa muscular e ajuda na recuperação do músculo após a atividade física. Apesar de ser um aminoácido não essencial, ou seja, que o corpo é capaz de produzir e que, por isso, normalmente não precisa ser consumido, o suplemento de glutamina tem maiores concentrações do aminoácido.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

vitamina D

A vitamina D ajuda no ganho de massa muscular e peso por diversos motivos. Dentre eles, podemos citar as suas funções metabólicas, as quais são importantes para a regulação dos sistemas cardiovascular, musculoesquelético e imunológico. Além disso, ela exerce papel importante na síntese de hormônios.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. "Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo", explica.

Banana melhora a contração muscular e treinar melhor.
Além de ser uma fonte de carboidrato de alta qualidade nutricional, ela ainda é rica em potássio — nutriente que facilita a contração muscular.

5 dicas para acelerar o ganho de massa magra

  • Insira proteínas na dieta.
  • Invista em treinos com peso.
  • Durma bem.
  • Utilize suplementos alimentares.
  • Tratamentos com uso de tecnologia.

Falta de sono, treino incorreto e alimentação desajustada são alguns dos fatores que impactam e atrapalham o ganho de massa muscular.

Os alimentos para ganhar massa muscular são aqueles fontes de proteínas, como frango, carnes, ovos, feijão, amendoim e tofu. Além desses, também é muito importante o consumo de alimentos fontes de probióticos, como o kefir, kombucha e iogurte.

Para uma pessoa treinada, pode não significar nada, para os demais, pode custar a saúde dos músculos e articulações.

E, somente após 6 meses do início da atividade física, é que pode-se observar um ganho considerável de massa muscular. Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas.

Quanto e quando consumir: uma banana por dia, antes ou após o treino, quando deve ser associada a uma proteína (iogurte, queijo). Fonte de proteína, o iogurte é uma boa opção de lanche pós-treino. O ideal é consumi-lo imediatamente após a aula ou até no máximo 30 minutos depois.