O que tem mais carboidratos arroz ou feijão?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Entretanto, o feijão contém mais nutrientes e vitaminas do que o arroz. Portanto, o feijão é mais nutritivo do que o arroz e menos propenso a causar o aumento de peso. Além disso, o feijão possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o peso e a manter o corpo saudável.

Sendo assim, do ponto de vista calórico, o arroz engorda mais do que o feijão. No entanto, existem outros aspectos a serem avaliados antes de concluir se é o arroz ou o feijão que engorda mais. Por exemplo, o arroz branco é considerado um carboidrato simples.

Uma porção de 100 gramas de arroz e 100 gramas de feijão apresenta aproximadamente 41 gramas de carboidratos, 8,1 gramas de proteína, e 4 gramas de gordura.

Porém, o que talvez você não saiba é que uma xícara (chá) de feijão tem 21 gramas de carboidratos e, em razão disso, a ingestão diária desse alimento nos fornece boas doses de potássio e ferro, além de proteínas e fibras.

Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia. Lembre-se apenas de combinar o escolhido com quantidades adequadas de outros nutrientes — e, se possível, contar com a ajuda de um profissional.

Os principais alimentos com pouco carboidrato são algumas frutas e vegetais, como morango, amora, acelga e alface. Além disso, existem alguns alimentos que não contém carboidratos, como é o caso das proteínas, como frango, ovos e peixes, e das gorduras, como azeite e óleo de abacate.

Comer arroz e feijão todo dia engorda
Os dois têm calorias, conferindo energia à refeição e, se consumidos com moderação, não fazem engordar e não atrapalham quem está fazendo um plano alimentar para emagrecer.

Arroz ou Feijão? O arroz é composto por carboidratos simples, enquanto o feijão possui carboidratos complexos, que são mais saudáveis ​​e nutritivos. Ambos os alimentos são ricos em calorias e podem contribuir para o aumento de peso. Entretanto, o feijão contém mais nutrientes e vitaminas do que o arroz.

"Em uma quantidade de 100 gramas de arroz branco cozido tipo 1 temos 128 calorias, 2,5 g de proteína, 0,2 g de lipídios e 28,1 g de carboidratos. Já em 100 gramas de macarrão cru temos, 371 calorias, 10 g de proteína, 77,9 g de carboidrato e 1,3 g de lipídios", comenta.

O ovo não contém carboidratos e, por isso, é uma ótima opção para incluir em uma dieta low carb, um estilo de alimentação onde se diminui o consumo de carboidratos, promovendo o emagrecimento.

O feijão ainda contém proteínas e é um excelente aliado ao emagrecimento. Esse é mais um vegetal para ficar de olho e colocar no prato sem moderação. Ele não tem calorias significativas e é baixíssimo em carboidratos — por outro lado, conta com minerais essenciais para o bem-estar.

A quantidade de ingestão de carboidratos necessária para a saúde ideal em humanos é desconhecida, embora o subsídio dietético recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para adultos sem diabetes seja 130g/dia.

Os alimentos que engordam mais são os fritos e congelados. Eles contêm muitas calorias e gorduras saturadas, o que pode aumentar o seu peso e até mesmo causar problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Além disso, outros alimentos que engordam são aqueles ricos em açúcar.