Qual o carboidrato mais prejudicial à saúde?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Os carboidratos que as pessoas podem considerar prejudiciais à saúde por serem menos nutritivos incluem: carboidratos refinados, como arroz polido e farinha. bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes e sucos. lanches altamente processados, incluindo biscoitos e doces.

Entre os carboidratos ruins, justamente por serem simples, podemos destacar os doces, refrigerantes, pão, macarrão e arroz refinados, bem como os processados.

Alguns exemplos desses alimentos são doces, cereais matinais açucarados, macarrão, pão e arroz brancos, biscoitos e bolos, iogurte aromatizado e adoçado, batata frita, sucos artificiais, refrigerantes, alimentos e bebidas ricos em açúcar refinado e alimentos processados.

- EVITE: carboidratos refinados Açúcar, macarrão, biscoito, pão branco e doces em geral possuem poucas fibras e fazem você sentir fome pouco tempo depois de se alimentar, pois são absorvidos rapidamente pelo organismo.

O médico também indica que os carboidratos chamados simples – classificados como os “ruins” – sejam evitados. Eles estão presentes em refrigerantes, arroz branco, pães e doces.

Veja abaixo uma lista de carboidratos bons, com médio e alto índice glicêmico:

  • Alimentos integrais;
  • Aveia;
  • Mandioca;
  • Batata inglesa;
  • Batata doce;
  • Beterraba;
  • Melancia.

Estudos recentes mostram que carboidratos refinados podem causar inflamação no corpo semelhante aos açúcares adicionados, porque nada retarda a absorção. Eles atingem a sua corrente sanguínea rapidamente e aumentam o açúcar no sangue. E o açúcar elevado no sangue cria uma resposta inflamatória.

Uma das maneiras mais saudáveis de consumir menos carboidratos é substituí-los por legumes, verduras e frutas, que além de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais, são fontes de antioxidantes.

Você também pode adicionar carboidratos complexos, como arroz e macarrão integral, e proteínas, como carne vermelha e frango. Poderosas proteínas, as carnes magras, especialmente o frango e o peixe, são fontes de nutrientes e tem fácil digestão.

A melhor maneira de ter uma alimentação saudável para perder barriga é consumir mais fibras e ingerir muitos alimentos vegetais, como vegetais e frutas. Legumes também são uma boa fonte, assim como alguns cereais como aveia inteira. Então você também pode tentar tomar um suplemento de fibra como glucomanano.

Segundo Trista, a aveia é o melhor carboidrato para quem deseja diminuir a gordura localizadas na barriga. Ela colabora com a redução do colesterol ruim e é repleta de proteínas e fibras, que auxiliam o processo digestivo.

Legumes verdes: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas; Brotos: broto de bambu e broto de feijão; Outros legumes: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete.

Cenoura, bolacha de água e sal e uva passa, a princípio inofensivos, são capazes de elevar o índice de açúcar na corrente sanguínea.

Carboidratos refinados
Isso significa que, quando comemos, esses produtos liberam glicose de forma muito rápida, mesmo quando não são doces. Os carboidratos refinados são a maior parte dessa categoria. Afinal, esse nutriente também se transforma em açúcar e energia.

Na hora de escolher um carboidrato para a refeição, é melhor ir de macarrão ou arroz? Ambos são excelentes fontes de energia para o nosso corpo e têm quase os mesmos nutrientes e o mesmo valor calórico.