Como é o pico da bronquiolite?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

O quadro se inicia com um resfriado, obstrução nasal, tosse e coriza. Em crianças menores pode haver dificuldade para mamar e irritabilidade. O pico da doença se dá do 3° ao 5° dia do início dos sintomas, podendo ocorrer dificuldade para respirar, sibilância (chiado no peito).

A bronquiolite costuma ocorrer em epidemias, especialmente em crianças < 24 meses, com pico de incidência entre 2 a 6 meses de idade.

Os sintomas de bronquiolite começam pela infecção de vias aéreas superiores e progridem para a via aérea inferior em torno do segundo ao sexto dia do quadro, sendo o pico da doença do terceiro ao quinto dia.

O que posso esperar durante a recuperação do meu filho? A sibilância e a dificuldade de respirar geralmente piorarão nos primeiros 3 a 5 dias, antes de melhorar. A tosse do seu filho geralmente durará cerca de duas semanas.

Geralmente, a bronquiolite evolui até ao 3º a 5º dia da doença, atenuando os seus sintomas depois deste período.

Para melhorar esse sintoma, a lavagem nasal com soro fisiológico é super eficaz, e deve ser feita muitas e muitas vezes… Ao longo do dia jogar soro fisiológico nasal com seringa, conta gotas ou em jato, no mínimo 10 vezes ao dia!

Então, nos últimos anos, eu diria que a gente tem dias para manter os recém-nascidos nas faixas mais baixas de saturação; quando digo 85 a 90 é uma faixa baixa, 90 a 95 é uma faixa alta.

De modo geral, o tratamento caseiro para a bronquiolite consiste principalmente na ingestão de líquidos, sendo importante oferecer água para a criança, em doses pequenas e frequentes, para garantir a hidratação e ajudar na limpeza e umidificação das vias respiratórias.

Contato com poeira, poluição e substâncias tóxicas podem desencadear bronquiolite.

falta de ar ou dificuldade respiratória; respiração curta e acelerada; sensação de peso ou opressão no peito.

Geralmente, a criança melhora num período de uma a duas semanas. O regresso à creche é possível assim que a criança se sinta bem, com normalização da alimentação e sem dificuldade respiratória. A criança deve ser reavaliada pelo médico assistente como habitualmente.

O edema de vias aéreas e tampões de muco são os principais achados patológicos em crianças com bronquiolite viral aguda. A nebulização com solução salina hipertônica pode reduzir essas alterações patológicas e diminuir a obstrução das vias aéreas.

A bronquiolite é habitualmente causada pelo vírus respiratório sincicial ( VSR ). No entanto, outro vírus respiratório, como o adenovírus, por exemplo, pode também ser o microrganismo causador. Por isso, crianças que já tiveram bronquiolite por um agente infeccioso específico pode ter de novo por outro.

Em um ou dois dias o quadro evolui para tosse mais intensa, dificuldade para respirar, respiração rápida e sibilância (chiado/chio de peito). Por vezes, podem haver sinais e sintomas mais graves, como sonolência, gemência, cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades) e pausas respiratórias.

Em crianças, é nessa fase que o corpo começa a formar a defesa do organismo lutar contra infecções futuras. Os principais tratamentos para aliviar os sintomas da bronquiolite são a lavagem nasal com soro fisiológico, beber bastante água e alimentar-se de forma saudável, para fortalecer o sistema imunológico.