O que acontece com quem tem astigmatismo e não usa óculos?

Perguntado por: nnunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Quem sofre com astigmatismo e não usa corretamente o óculos de grau pode sentir uma sensação de piora na vista, mas esse sentimento trata-se apenas de um efeito psicológico.

Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência. Além disso, processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata, também podem ocasionar no desenvolvimento desse erro refrativo. Doenças como ceratocone e pterígio também podem provocar astigmatismo.

O astigmatismo é uma condição ocular menor que ocorre quando a curvatura da córnea ou da lente do olho não é simétrica. O uso de óculos para astigmatismo é uma forma comum de corrigir a condição. Se você já usa lentes corretivas, você já pode ter astigmatismo até certo ponto.

Por isso, oftalmologistas indicam o uso de óculos para corrigir 0.50 de astigmatismo, principalmente para ver televisão e trabalhar no computador, smartphone ou tablet. Caso a pessoa com 0.50 de astigmatismo não sinta desconforto visual no dia a dia, não é preciso usar óculos, pois isso não causa o aumento do grau.

O astigmatismo pode causar falta de foco ao enxergar, problemas na escola e até mesmo na leitura de uma placa no dia a dia. Todas essas situações que podem vir a parecer simples, afetam a vida de milhares de pessoas.

Astigmatismo estabiliza? Por fim, o astigmatismo também pode estabilizar ou seja, a pessoa passa a não ter alterações em seu grau durante 12 meses, isso geralmente acontece a partir dos 21 anos.

Assim como a miopia e a hipermetropia, o astigmatismo é medido em graus (ou dioptrias). Caso a alteração seja superior a 4 graus, já é considerada alta ou avançada e precisa ser tratada, tanto para conservar a qualidade de vida quanto para prevenir possíveis complicações.

O grau do eixo do astigmatismo nada mais é que a posição do astigmatismo na sua córnea. Trata-se de uma medida que varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, Se o eixo do seu astigmatismo está entre 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus, seu óculos terá lentes mais grossas na parte superior e inferior.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

O astigmatismo é uma condição que provoca dificuldades para enxergar tanto de longe como de perto. Isto ocorre por conta da curvatura irregular da córnea, provocando um erro refrativo que distorce os raios luminosos e formam múltiplos pontos focais, quando o normal deveria ser o foco visual em apenas um ponto (retina).

Apesar do astigmatismo diminuir a capacidade de focar imagens em qualquer hora do dia, durante a noite o problema é maior pois os pontos luminosos dos faróis, lâmpadas, semáforos e etc., sofrem distorções pelo erro refrativo, levando à um desconforto maior.

O astigmatismo não tem cura, aplicando o uso correto de óculos ou lentes, é possível uma diminuição em seu grau. Há também a possibilidade de uma cirurgia de correção laser, recomendada quando ocorre a estabilização do grau, geralmente a partir dos 21 anos. Naturalmente o grau não irá diminuir, muito menos sumir.

Pacientes com astigmatismo podem apresentar maior sensibilidade à luz – fotofobia. Isto acontece em função da irregularidade da córnea, presente no paciente com astigmatismo. Esta irregularidade faz com que os raios de luz penetrem nos olhos através da córnea e atinjam a retina em pontos distintos.

Um astigmatismo irregular, por exemplo, normalmente é um indício de ceratocone, uma doença degenerativa que pode levar à perda de visão. Com isso, não basta usar óculos ou fazer a cirurgia, se for o caso. É necessário fazer o acompanhamento com um médico especialista, garantindo a saúde dos olhos.

Porém, existem soluções naturais de tratamentos para astigmatismo e uma delas são os exercícios oculares, pois, assim como os demais músculos dos nosso corpo, os músculos da visão também precisam ser exercitados para funcionarem de maneira adequada. Alguns dos benefícios são: Reduzem o estresse.

Como falamos, os raios de luz acabam sendo muito incômodos para pessoas com astigmatismo. Por isso, quando eles têm contato com a luminosidade tendem a fechar um pouco os olhos para evitar essa exposição.