Qual remédio é bom para bronquiolite infantil?

Perguntado por: rbarros7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

O medicamento utilizado, em casos específicos, para prevenir infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite, é o palivizumabe. O remédio é administrado em crianças e, somente no ano passado, foram atendidas 390 que precisaram utilizá-lo.

De modo geral, o tratamento caseiro para a bronquiolite consiste principalmente na ingestão de líquidos, sendo importante oferecer água para a criança, em doses pequenas e frequentes, para garantir a hidratação e ajudar na limpeza e umidificação das vias respiratórias.

Adrenalina inalatória – alfa- agonistas – Utilizados em episódios de bronquiolite aguda, embora a sua eficácia não tenha sido estabelecida. Ribavirina – antiviral – reservado somente para pacientes com fatores de risco importantes e doença grave de VRS (por exemplo, imunodeprimidos, receptores de transplante).

O Ipratrópio (Atrovent®) é um anticolinérgico com efeito broncodilatador, também pode ser usado no tratamento da bronquiolite.

O tratamento é de suporte com oxigênio e hidratação. O prognóstico é geralmente excelente, mas alguns pacientes desenvolvem apneia ou insuficiência respiratória. A bronquiolite costuma ocorrer em epidemias, especialmente em crianças < 24 meses, com pico de incidência entre 2 a 6 meses de idade.

Como todo quadro viral, não existe um remédio específico para tratar a bronquiolite. A melhora depende da resposta imunológica da criança para eliminar o vírus.

Para melhorar esse sintoma, a lavagem nasal com soro fisiológico é super eficaz, e deve ser feita muitas e muitas vezes… Ao longo do dia jogar soro fisiológico nasal com seringa, conta gotas ou em jato, no mínimo 10 vezes ao dia!

Corticoide: A prednisolona deve ser usada somente por indicação médica. O seu uso não é indicado para todos os casos de bronquiolite aguda, principalmente no primeiro episódio, mas a prescrição vai depender do quadro e da frequência com que esse bebê apresenta quadros semelhantes a esse.

Ao longo do dia jogar soro fisiológico nasal com seringa, conta gotas ou em jato, no mínimo 10 vezes ao dia! Existe também a solução salina nasal hipertônica, e pode ser usada também, porém menos vezes ao dia, pois é mais irritativa, apesar de melhorar mais que somente o soro fisiológico a drenagem das secreções.

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico. Usamos em alguns casos em que também ocorre a tosse, como a asma e a laringite, mas nos resfriados não ajuda!

Chá de cebola
O chá de cebola possui propriedades dilatadores e expectorantes, ajudando a aliviar a tosse e a congestão das vias aéreas, promovendo a melhora do bebê.

O quadro pode ser desde muito leve, apenas secreção nasal e tosse discreta, até um quadro grave com insuficiência respiratória e necessidade de internação. Cinco por cento das crianças com bronquiolite necessitam de internação, e destas, 2% evoluem para óbito.

As complicações da bronquiolite podem ocorrer tanto de forma aguda ou crônica. Agudas: consistem no surgimento de pneumonias secundárias, normalmente de origem bacteriana – pois as bactérias aproveitam-se da infecção viral para se proliferar na região, causando uma infecção secundária.

Entre o terceiro e o quinto dia, se o sistema imunológico não for eficiente o suficiente para eliminar o vírus da via aérea superior, ele atinge o pulmão, causando uma inflamação dos bronquíolos.