Como cuidar da bronquiolite?

Perguntado por: ubelem3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Tratamento da bronquiolite

  1. Faça inalação com soro fisiológico para fluidificar as secreções e ajudar a desobstruir os bronquíolos;
  2. Continue com a lavagem nasal com soro fisiológico;
  3. Hidrate bastante a criança, oferecendo água ou seio materno regularmente;
  4. Insista na alimentação.

O uso do salbutamol (Aerolin®) e do fenoterol (Berotec®) pode ser usado na bronquiolite, mas somente sob prescrição estrita do médico. Ele tem ação vasodilatadora brônquica, ou seja, melhora o edema dos brônquios causados pelo processo inflamatório.

De modo geral, o tratamento caseiro para a bronquiolite consiste principalmente na ingestão de líquidos, sendo importante oferecer água para a criança, em doses pequenas e frequentes, para garantir a hidratação e ajudar na limpeza e umidificação das vias respiratórias.

Água pra que te quero
Na bronquiolite existe um aumento das perdas insensíveis de água, com o aumento da frequência respiratória, a febre, e a própria baixa ingesta de água pode levar a criança à desidratação, piorando ainda mais o quadro respiratório.

O tratamento é de suporte com oxigênio e hidratação. O prognóstico é geralmente excelente, mas alguns pacientes desenvolvem apneia ou insuficiência respiratória. A bronquiolite costuma ocorrer em epidemias, especialmente em crianças < 24 meses, com pico de incidência entre 2 a 6 meses de idade.

Tratamento de Bronquiolite
Tratamento caseiro: Caso a criança ou o bebê não tenha nenhum incômodo respiratório tão agravante, o tratamento pode ser feito em casa através de repouso, hidratação intensa (leite materno e água) e no controle da febre.

O quadro pode ser desde muito leve, apenas secreção nasal e tosse discreta, até um quadro grave com insuficiência respiratória e necessidade de internação. Cinco por cento das crianças com bronquiolite necessitam de internação, e destas, 2% evoluem para óbito.

A manifestação da bronquiolite pode dividir-se em 3 fases: período de incubação; fase de coriza (“constipação”); e bronquiolite.

Alimentos que devem ser evitados durante as crises de bronquite

  • Refrigerantes.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Alimentos ultraprocessados.
  • Doces e alimentos refinados em geral.

Entre o terceiro e o quinto dia, se o sistema imunológico não for eficiente o suficiente para eliminar o vírus da via aérea superior, ele atinge o pulmão, causando uma inflamação dos bronquíolos.

Qual é a duração de uma bronquiolite? Geralmente, a criança melhora num período de uma a duas semanas. O regresso à creche é possível assim que a criança se sinta bem, com normalização da alimentação e sem dificuldade respiratória. A criança deve ser reavaliada pelo médico assistente como habitualmente.

"O que mais nos preocupa nos sintomas é quando ela fica muito ofegante, não consegue mamar e tem dificuldade de respirar. Esse é um dos motivos em que indicamos a internação. Outro motivo para internar é quando a criança precisa de uma oferta extra de oxigênio, quando a saturação fica abaixo de 94%", disse Bonente.

Chá de cebola
O chá de cebola possui propriedades dilatadores e expectorantes, ajudando a aliviar a tosse e a congestão das vias aéreas, promovendo a melhora do bebê.

Ela acaba por gerar um acúmulo de líquidos nos pulmões, fazendo com que os bronquíolos se tornem mais grossos e, dada a presença de muco, podem ficar obstruídos, dificultando a entrada e, particularmente, a saída de ar. Por esse motivo, não é raro a bronquiolite ser confundida com uma crise de asma.