Qual a diferença de bronquiolite e bronquite?
A bronquiolite é uma doença aguda que acomete os bebês mais pequenos – abaixo de dois anos. Vírus similares ao de gripe atingem as vias respiratórias em um lugar chamado bronquíolo. Já a bronquite é uma doença crônica – inflamação no pulmão – causada principalmente pela asma.
É grave bronquiolite
O quadro pode ser desde muito leve, apenas secreção nasal e tosse discreta, até um quadro grave com insuficiência respiratória e necessidade de internação. Cinco por cento das crianças com bronquiolite necessitam de internação, e destas, 2% evoluem para óbito.
O que faz virar bronquiolite
A bronquiolite é causada por um vírus, mais comumente o vírus sincicial respiratório (RSV). No entanto, vários outros vírus podem causar essa condição, incluindo parainfluenza, influenza e adenovírus.
O que piora a bronquite infantil
A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser resultado de uma infecção bacteriana. As crises também podem ser desencadeadas pelo contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros etc.). O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença.
O que causa bronquite no bebê
As crianças que têm mais chances de desenvolver essa doença são as que possuem histórico de sinusite crônica, alergias, asma, convivem com fumantes e/ou possuem amígdalas e adenoides aumentadas. A principal causa da bronquite em bebê e criança são as infecções virais.
Quantos dias cura a bronquiolite
Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.
Quais são as seqüelas da bronquiolite
A bronquiolite não costuma deixar seqüelas, embora seja freqüente a repe- tição de episódios de chiado no peito nos primeiros anos de vida. Os casos secundários à infecção do vírus Adenovírus podem eventualmente deixar lesões pulmonares de caráter irreversível.
Como curar bronquiolite rápido
De modo geral, o tratamento caseiro para a bronquiolite consiste principalmente na ingestão de líquidos, sendo importante oferecer água para a criança, em doses pequenas e frequentes, para garantir a hidratação e ajudar na limpeza e umidificação das vias respiratórias.
Qual o xarope para bronquiolite
O Ipratrópio (Atrovent®) é um anticolinérgico com efeito broncodilatador, também pode ser usado no tratamento da bronquiolite.
Como é a tosse de bronquiolite
A bronquiolite, como é chamada, é causado por um agente viral, e dá uma tosse danada, uma febre não muito alta, geralmente que não passa de 39° C, e aquela chiadeira no peito. A criança também tem bastante catarro, que vai desde uma coriza clara até mais amarelado, e secreção nos olhos.
Quando a bronquite é preocupante
A bronquite não tratada pode se agravar e evoluir para a pneumonia, em virtude da infecção se espalhar para outras regiões das vias respiratórias, principalmente, os pulmões. Assim, o órgão começa a acumular muito muco e dificulta a respiração, gerando febre alta, calafrios e, até mesmo, levando à morte.
Como eliminar o catarro da bronquite
O uso de umidificadores de ar ou vaporizadores ajuda a soltar o muco e facilita a respiração. Para os períodos críticos, os especialistas receitam anti-inflamatórios, broncodilatadores e, nas infecções por bactéria, antibióticos.
Quem tem bronquite pode pegar vento
A pneumologista explica que essas doenças são portas de entrada no sistema imunológico para infecções mais sérias e que, por isso, o vento, tão bem-vindo para diminuir o calor, deve ser evitado sempre que possível. “Os resfriados também levam, às vezes, à instalação de pneumonias.