Qual é a causa de fraqueza nas pernas?

Perguntado por: alima8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Afinal, o que causa fraqueza nas pernas? É comum a ocorrência de fraqueza nas pernas após um longo desgaste de esforço físico, como por exemplo, levantar pesos na academia ou repetir a mesma tarefa diversas vezes. Isso ocorre porque as fibras musculares são lesionadas e a força das pernas fica comprometida.

O que pode causar fraqueza nas pernas? Muitas vezes, a fraqueza nas pernas é produto do sedentarismo ou da fadiga muscular. Contudo, algumas doenças mais sérias podem estar relacionadas ao sintoma, como sarcopenia, hérnia de disco e esclerose múltipla.

Quando devo procurar um médico
Em caso de fraqueza nas pernas sem causa aparente, associada a outros sintomas como dor, tontura, formigamento, dificuldade de caminhar, falar e se movimentar, procure imediatamente o pronto atendimento mais próximo.

Entre as causas mais comuns de fraqueza nas pernas está a dor ciática, que tem como origem mais recorrente problemas na medula espinhal, embora outros fatores também possam resultar em compressão dos nervos.

Para o tratamento da fraqueza muscular é importante ter uma rotina de atividades físicas, como caminhada, corrida ou musculação – pelo menos, 2 a 3 vezes por semana. Em caso de pacientes acamados, o ideal são exercícios na cama para manter os músculos ativos e saudáveis.

Resumindo: fadiga excessiva e cansaço podem assinalar deficiência de vitamina D.

Problemas de movimento
Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

Falta de vitamina D pode aumentar risco de fraqueza muscular.

Sinais de alerta
Dificuldade em respirar. Dificuldade em levantar a cabeça enquanto está deitado. Dificuldade para mastigar, falar ou engolir. Perda da capacidade de caminhar.

Novarrutina Comprimido 385mg, caixa com 30 comprimidos.

A fraqueza no corpo ainda pode estar associada ao uso de medicamentos, desequilíbrio eletrolítico (falta de magnésio, sódio e potássio), excesso de bebida alcoólica, desidratação, hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), assim como ser um sintoma de gripes e resfriados.