O que causa a foliculite nas nádegas?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

A foliculite nas nádegas ocorre por conta de uma inflamação no folículo piloso, geralmente desencadeada pelo aumento da queratinização da pele. Isso acaba obstruindo os poros e dificultando a saída do pelo, que começa a crescer para dentro gerando uma reação imunológica e inflamatória.

Os modos mais comuns de transmissão da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas). O compartilhamento de toalhas também deve ser evitado.

“É uma infecção de pele que ocorre nos folículos pilosos, seja por bactérias ou fungos. Mas também pode ser causada por vírus e pela inflamação de pelos encravados”, explica a Dra. Geisa Costa, médica especialista em dermatologia e diretora clínica e fundadora do Art Beauty Center.

Da mesma forma, o uso de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteroides e de antibióticos podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.

Isto é, o tratamento é definido após a identificação do estágio da foliculite. Dessa forma, a receita médica depende da intensidade do problema. Geralmente, o tratamento recomendado para o tratamento da foliculite é o uso de antibiótico tópico, oral ou uma combinação de ambos.

Você consegue evitar a foliculite adotando alguns cuidados básicos no dia a dia, como não usar calças muito justas e roupas de tecidos que retêm o suor e não espremer a inflamação, pois a situação pode se agravar. “Prefira sempre roupas de algodão, opte por filtros solares menos oleosos e cremes leves.

No Brasil, o sabonete de enxofre para foliculite se tornou muito popular, inclusive por ser capaz de tratar alguns outros problemas na pele. Esse tipo de sabonete é feito a partir do enxofre, um mineral que possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti bacterianas.

Foliculite é uma infecção bacteriana dos folículos pilosos. O diagnóstico é clínico. O tratamento é feito com clindamicina tópica.

Faça compressas com água morna
Uma alternativa natural para amenizar a foliculite é fazer compressa usando uma solução com duas xícaras de água morna misturada com uma colher de chá de sal. Isso vai promover uma drenagem da inflamação e acelerar a cicatrização.

Um dermatologista pode verificar se a foliculite decorreu de um pelo encravado ou se há micro-organismos promovendo danos. O tratamento mais indicado para se livrar da foliculite crônica é a depilação a laser, que impede o crescimento dos pelos no local mais afetado.

Geralmente de quatro a dez dias.