O que é foliculite e como Tratá-la?

Perguntado por: laraujo9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Foliculite é uma condição comum da pele que ocorre quando os folículos pilosos (estruturas em forma de tubo onde os pelos crescem) ficam inflamados ou infectados. Isso pode resultar em lesões vermelhas, coceira, sensibilidade e inchaço na pele ao redor dos pelos afetados.

Geralmente, o tratamento recomendado para o tratamento da foliculite é o uso de antibiótico tópico, oral ou uma combinação de ambos. Além disso, também recomenda-se o uso de loções calmantes para aliviar sintomas como coceira, além de cuidados caseiros, como evitar raspar a área.

A foliculite pode ser provocada por diversos fatores. Segundo o Dr. Luann Lôbo, as causas mais comuns são: “depilação, especialmente as mais traumáticas, com lâmina ou cera; uso de roupas muito justas e que acumulam umidade na pele; hiperidrose (excesso de suor); obesidade e dermatite seborreica.”

Os modos mais comuns de transmissão da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas). O compartilhamento de toalhas também deve ser evitado.

No Brasil, o sabonete de enxofre para foliculite se tornou muito popular, inclusive por ser capaz de tratar alguns outros problemas na pele. Esse tipo de sabonete é feito a partir do enxofre, um mineral que possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti bacterianas.

Se você procura uma forma definitiva de acabar com a foliculite, aposte na depilação a laser, já que esse método interrompe o crescimento de pelos evitando, assim, o aparecimento das bolinhas. *Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!

Tratamento caseiro para foliculite
Uma das formas de aliviar a coceira e inflamação causadas pela foliculite é aplicar compressas mornas de água e sal. Para isso, aqueça a água, adicione sal, mergulhe uma toalha e, depois de torcê-la, coloque sobre a região afetada da pele.

Um dermatologista pode verificar se a foliculite decorreu de um pelo encravado ou se há micro-organismos promovendo danos. O tratamento mais indicado para se livrar da foliculite crônica é a depilação a laser, que impede o crescimento dos pelos no local mais afetado.

Geralmente de quatro a dez dias.

De uso tópico (pomadas), temos: Cetoconazol. Nebacetin, Mupirocina.

Diagnóstico. Um médico pode diagnosticá-la simplesmente olhando a pele. Em alguns casos, retira amostras da secreção da lesão para que seja examinada em laboratório. Essas podem identificar qual o microrganismo responsável pela foliculite.

Não deve-se espremer nunca o pontinho da foliculite. Não adianta apertar que não vai sair nada. A foliculite não é algo “maduro” pra você estourar. Você pode fazer o ressecamento deles para o fechamento do folículo, como fazemos aqui no espaço Tez (até de maneira vegana).

A foliculite que não desaparece espontaneamente após espera de várias semanas também deve ser tratada. A antibioticoterapia tópica é suficiente para muitos casos de foliculite infecciosa bacteriana. Os antibióticos de primeira linha preferidos são a mupirocina, a clindamicina e a retapamulina.

A foliculite estafilocócica, a mais comum, pode afetar pessoas de toda as idades, tanto homens quanto mulheres, e embora melhore com tratamentos por curtos períodos de tempo, tem a foliculite tem cura apenas quando a pessoa adota hábitos de vida que evitam a inflamação dos folículos pilosos.

Além de beber água (a principal fonte de hidratação para o corpo), você deve fazer, sempre, o uso de um hidratante corporal e facial.

Informações do produto. O Sabonete Liquído Anti Fungos ajuda a prevenir infecções cutâneas, ele tem um efeito reconhecido sobre fungos e bactérias. Além disso, devido à ação do Cetoconazol e do Óleo de Melaleuca que mantem a hidratação da pele e previne o aparecimento de Micoses e bactérias.