Qual parte do corpo é afetada pela labirintite?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Labirintite é um termo impróprio, mas comumente usado, para designar um problema que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição, porque afeta o labirinto, estrutura da orelha interna constituída pela cóclea (responsável pela audição) e pelo vestíbulo e canais semicirculares (responsáveis pelo equilíbrio).

A labirintite é um distúrbio do ouvido interno que causa a inflamação do labirinto – região interna do ouvido ligada à audição, noção de equilíbrio e percepção de posição do corpo. Doenças do labirinto podem ser causadas por infecção viral ou bacteriana, e podem comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição.

No geral, os sintomas da labirintite são os seguintes:

  • tontura e vertigem;
  • náusea;
  • perda de audição;
  • zumbido no ouvido;
  • desequilíbrio;
  • sensação de estar caindo;
  • vômito;
  • transpiração excessiva.

A falta de tratamento adequado aumenta o risco de perda auditiva permanente e de queda, diminuindo assim a qualidade de vida. Portanto, se você se identifica com o quadro de vertigem, náuseas, desequilíbrio e perda da audição, converse com um otorrinolaringologista ou otoneurologista.

Assim, como consequência da inflamação do labirinto, é comum que surjam sintoma como sensação de pressão e zumbido no ouvido, diminuição do equilíbrio, tontura e dor de cabeça frequente, que pioram em situações de estresse agudo ou durante movimentos repentinos da cabeça.

Anti-histamínicos, como Prometazina (Fenergan), Dimenidrato (Dramin) e a meclizina podem ser prescritos para ajudar a aliviar a tontura e a náusea, geralmente são utilizados quando o paciente procura o pronto socorro com sintomas intensos ou prescritos para casa por alguns dias para alívio de sintomas.

Durante uma crise de labirintite, é importante manter-se calmo, geralmente ficar deitado em uma posição confortável (de lado geralmente costuma ser melhor); evitar chocolate, café e álcool; suspender o tabagismo; evitar luzes de forte intensidade; e assim que possível procurar o atendimento médico especializado.

A crise de labirintite pode acontecer em qualquer momento do dia e pode fazer com que a pessoa tenha tontura, dificuldade para manter a visão focada e dificuldade para se equilibrar.

Além dos sintomas, a labirintite em idosos pode gerar consequências ainda mais graves. Isso porque o desequilíbrio e a falta de estabilidade, por exemplo, podem levar o indivíduo à queda. Por sua vez, o tombo pode ocasionar a fratura de ossos importantes.

A labirintite geralmente é um problema leve, que o organismo resolve em alguns dias ou semanas. Enquanto isso, medicações prescritas pelo médico ajudam a aliviar alguns dos sintomas. É aconselhável que o paciente faça repouso na cama, para evitar quedas, até que os sintomas aliviem.