Qual o melhor antibiótico para foliculite?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

A foliculite que não desaparece espontaneamente após espera de várias semanas também deve ser tratada. A antibioticoterapia tópica é suficiente para muitos casos de foliculite infecciosa bacteriana. Os antibióticos de primeira linha preferidos são a mupirocina, a clindamicina e a retapamulina.

Tratamento tópico é realizado com pomadas de antibiótico (neomicina, mupirocina, ou gentamicina). Tratamento sistêmico, com antibióticos: eritromicina na dose de 40 mg/kg/dia, dividida de seis em seis horas; tetraciclina - adultos 2 g por dia; e cefalexina - 30-50 mg/kg/dia fracionada de seis em seis horas.

Os de via oral são: Claritromicina - antibiótico. Doxiciclina. Ceftriaxona Dissódica.

Neste caso o tratamento é feito com corticoides tópico ou um anti-inflamatório oral, como a Indometacina.

Pode ser necessário o uso de antibióticos para ajudar na melhora dos sintomas. Foliculite eosinofílica: os corticosteroides são o melhor tratamento. Em casos graves é necessário entrar também com a medicação oral. Em pacientes com HIV, além dos esteroides tópicos, o médico pode receitar anti-histamínicos via oral.

Em geral, foliculite bacteriana é causada por Staphylococcus aureus, mas ocasionalmente por Pseudomonas aeruginosa (foliculite da banheira de hidromassagem). Tratar a foliculite estafilocócica com loção ou gel de clindamicina a 1% ou lavagem com peróxido de benzoíla a 5%.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Um dermatologista pode verificar se a foliculite decorreu de um pelo encravado ou se há micro-organismos promovendo danos. O tratamento mais indicado para se livrar da foliculite crônica é a depilação a laser, que impede o crescimento dos pelos no local mais afetado.

1 – Nebacetin para foliculite
Há quem utilize a pomada Nebacetin para foliculite.

Tratamento da foliculite
No acometimento cutâneo extenso, há necessidade de antibióticos sistêmicos (p. ex., cefalexina, 250 a 500 mg por via oral, 3 a 4 vezes ao dia, por 10 dias).

A principal causa da foliculite é a infecção pelo Staphilococcus aureus (estafilococos), uma bactéria comum que se aloja na pele dos seres humanos. Mas não é só ela; outras bactérias, vírus e fungos também podem estar envolvidos no aparecimento das lesões cutâneas características desse distúrbio.

Tipos de cetoconazol e como utilizar
O comprimido deve ser tomado durante uma das refeições diárias, com a ingestão de líquido. Já a dosagem e o tempo de tratamento vão depender do tipo de fungo e do local da infecção, podendo variar de 2 a 4 semanas.

No Brasil, o sabonete de enxofre para foliculite se tornou muito popular, inclusive por ser capaz de tratar alguns outros problemas na pele. Esse tipo de sabonete é feito a partir do enxofre, um mineral que possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti bacterianas.