Qual a forma mais grave da psoríase?

Perguntado por: ymodesto5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Dentre os diversos tipos de psoríase, existem as psoríases pustulosas que são caracterizadas por pequenas bolhas com pus (pústulas). Na sua forma mais grave, as pústulas estão espalhadas por todo o corpo, o que é chamado de PPG – psoríase pustulosa generalizada.

E a psoríase grave é aquela em que mais de 25% da superfície corporal é acometida, ou que acometa regiões como face, área genital, mãos e pés. A artrite psoriásica (ou psoríase artropática) é uma apresentação que acomete articulações e é por si só considerada grave.

O que é: A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Sua causa é ainda desconhecida e embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes.

Psoríase do couro cabeludo: lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo; Psoríase pustulosa: apresenta bolhas com pus; Psoríase eritrodérmica: acomete todo o corpo com manchas vermelhas; e. Artrite psoriásica: acomete as articulações.

A menor parte dos casos de psoríase apresentam formas moderada a grave, em geral, as pessoas sofrem mais quando o assunto é qualidade de vida. Importante lembrar que independente da gravidade da psoríase, o objetivo do tratamento é alcançar uma pele sem lesão ou quase sem lesão.

A psoríase é uma doença que cursa com inflamação crônica da pele e de outros órgãos, como as articulações, o coração, os olhos e o intestino.

Formas graves de psoríase levam a um processo inflamatório crônico que tem impacto na saúde geral do doente, incluindo cardiovascular, pulmonar, renal, entre outros”, afirma o dermatologista. “As formas que pegam as articulações são especialmente graves por deixar sequelas.”

É notável que o câncer é uma morbidade importante em pessoas com psoríase envolvendo a incidência de uma série de cânceres específicos, e que indivíduos com psoríase grave tem a maior porcentagem de mortalidade por neoplasias.

Pesquisas recentes mostraram que vítimas de psoríase têm mais chances de sofrer doenças cardiovasculares, como infartos e derrames.

Carnes vermelhas e frituras
Sem contar que gordura animal, no geral, conta com ácido araquidônico, substância que pode piorar a psoríase. Exemplos de carnes que devem ser evitados por quem tem psoríase incluem presuntos, bacon, carnes vermelhas, carnes processadas, hambúrgueres, salsicha e salame.

A psoríase é uma doença inflamatória, autoimune e crônica que afeta a pele. Uma das suas principais características é a condição cíclica, cujos sintomas diminuem e aumentam em fases. Os sinais desse quadro podem ser desencadeados devido à resposta do corpo a emoções fortes, como o estresse e a ansiedade.

Diagnóstico. O diagnóstico da psoríase é feito basicamente através de um bom exame da pele, das unhas e do couro cabeludo. Em alguns casos, o dermatologista pode achar necessário realizar uma biópsia da pele lesionada para chegar ao diagnóstico final.

Recomenda-se consumir alimentos ricos em betacaroteno, que são todos os de cor amarelada ou alaranjada, como cenoura, laranja e abóbora. Deve-se também aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3, como o atum e o salmão – a suplementação com óleo de onagra também é ótima para psoríase.

Os portadores de psoríase têm direitos? Quais são? Sim. Pacientes com psoríase tem direito a medicamentos gratuitos, licença médica para tratamento, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, entre outros.