Quem tem psoríase pode passar para outra pessoa?
“A população ainda acha que ela é contagiosa, sendo que não é. Você nasce com uma alteração genética e em algum momento da sua vida a doença se manifesta”, explica a Dra. Marcela. Portanto, você não “pega” psoríase se tiver contato com um portador da mesma.
Como a psoríase é transmitida
A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Sua causa é ainda desconhecida e embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes.
O que uma pessoa com psoríase não pode fazer
Carnes vermelhas e frituras
As carnes vermelhas são responsáveis por favorecer a inflamação e aumentar as chances de desencadear a psoríase por conta da gordura saturada e do colesterol. Por isso, a ingestão de carnes gordurosas deve ser evitada.
Qual a principal causa da psoríase
O paciente com psoríase possui células T (um tipo de glóbulo branco) que atacam erroneamente as células de sua pele. As células da pele então se multiplicam rapidamente e incham. Portanto, a psoríase é uma doença autoimune, não sendo contagiosa e o paciente não a espalha pelo corpo com a coceira.
O que acontece se não cuidar da psoríase
Pesquisas recentes mostraram que vítimas de psoríase têm mais chances de sofrer doenças cardiovasculares, como infartos e derrames.
O que irrita a psoríase
A etiologia da doença é ainda desconhecida, além da predisposição genética, outros fatores externos e internos têm sido associados ao surgimento e à exacerbação da psoríase. O estresse emocional é um dos fatores mais comumente implicados na exacerbação da doença, e de modo geral, as infecções bacterianas e virais.
Quais são os riscos da psoríase
A doença é crônica, mas não é contagiosa e é controlada se diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada. No entanto, por ser um processo inflamatório, as pessoas com psoríase podem desenvolver problemas cardiovasculares, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e Infarto Agudo do Miocárdio.
Como acabar de vez com a psoríase
Psoríase não tem cura, tem tratamento. Não há como prevenir a doença, embora seja possível controlar a reincidência. Casos leves e moderados (cerca de 80%) podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol.
Qual o melhor sabonete para quem tem psoríase
O Alfa Bisabolol apresenta propriedades antiinflamatórias, anti-sépticas, bactericidas, antimicóticas e cicatrizantes, portanto indicado em casos de pequenas lesões cutâneas e inflamações leves.
Quanto tempo dura a psoríase na pele
A psoríase dura toda a vida, mas pode manifestar-se de forma intermitente. Os sintomas de psoríase diminuem, muitas vezes, durante o verão, quando a pele é exposta à luz solar intensa. Em alguns casos, podem passar vários anos entre os episódios.
Qual é o pior tipo de psoríase
Psoríase Pustulosa Generalizada (PPG) Dentre os diversos tipos de psoríase, existem as psoríases pustulosas que são caracterizadas por pequenas bolhas com pus (pústulas). Na sua forma mais grave, as pústulas estão espalhadas por todo o corpo, o que é chamado de PPG – psoríase pustulosa generalizada.