Que tipo de chá para labirintite?

Perguntado por: arebelo3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Ginkgo biloba, erva-doce, vinagre de maçã, cravo-da-índia e alecrim (geralmente preparados em chás) são ingredientes conhecidos popularmente como opções de remédio natural para a Labirintite, mas é preciso esclarecer, porém, que esses tratamentos caseiros não têm comprovação científica e o uso indiscriminado de algumas ...

Chá para labirintite: erva doce, cravo-da-índia e alecrim.

  • 1 Chá de erva-doce. Notou que tudo começou a girar ao seu redor depois de consumir uma bebida ou alimento que não caiu bem para o estômago? ...
  • 2 Chá de limão. A tontura também pode ser uma resposta do organismo para a falta de energia. ...
  • 3 Mel e gengibre. Tontura derivada da sensação de fadiga?

Bloqueadores de canais de cálcio. Medicamentos como a Flunarizina e a Cinarizina são muito utilizados para alívio de crises de tontura provocadas pela Labirintite e outras causas.

Na labirintite, a parte mais afetada é o ouvido interno, com inflamações e irritações. Esses sintomas, além de serem causados por gripes, resfriados e anemia podem ser ocasionados também pelo consumo de alimentos que devem ser evitados por quem tem essa doença.

A doença costuma aparecer depois dos 40 anos e alguns fatores podem desencadeá-la, como, idade, diminuição ou excesso de açúcar no sangue (hipoglicemia ou diabetes), pressão alta (hipertensão), infecções do ouvido, uso de álcool, fumo, café, certos medicamentos, estresse e ansiedade.

Assim, como consequência da inflamação do labirinto, é comum que surjam sintoma como sensação de pressão e zumbido no ouvido, diminuição do equilíbrio, tontura e dor de cabeça frequente, que pioram em situações de estresse agudo ou durante movimentos repentinos da cabeça.

Caminhada. A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. Essa atividade física tende a beneficiar o labirinto, o sistema nervoso central e todo o corpo. A probabilidade de ter algum sintoma desencadeado durante a atividade é maior em pessoas sedentárias, porém é pouco comum.

Como fazer
Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição. Após realizar o movimento por cerca de 40 segundos, o indivíduo pode abrir os olhos e notar se permaneceu no mesmo sentido ou se distanciou muito do lugar do “X”.

Alimentos e dicas que ajudam na labirintite
Alimentos antioxidantes como gengibre, acerola, limão, laranja; Alimentos ricos em ômega 3 como semente de linhaça, chia, atum, sardinha e salmão.

O que fazer durante uma crise de labirintite?

  1. Deite e descanse quando os sintomas se manifestarem.
  2. Retorne à atividade gradualmente.
  3. Evite mudanças de posição repentinas.
  4. Não tente ler quando os sintomas surgirem.
  5. Evite luzes fortes.

Quem tem labirintite pode comer ovo? Não há relação do consumo de ovo com o início ou piora de crises de labirintite. Algumas pessoas têm maior sensibilidade a alguns alimentos como café, chocolate, queijos e itens gordurosos.