Quem tem problema de labirintite pode comer chocolate?

Perguntado por: lferreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

VERDADE. Alguns alimentos, como o café, refrigerantes e o chocolate, consumidos em excesso podem desencadear a labirintite em algumas pessoas. Por isso, a dica é não exagerar, caso você tenha episódios de tontura recorrentes e buscar ter uma alimentação mais saudável.

Evite consumir alimentos que tenham cafeína, a exemplo de café, chocolates, doces e refrigerantes.

Quanto ao chocolate, o ideal é optar por aqueles com mais de 70% de cacau, porque têm menos açúcar, mas não necessariamente cafeína. Se você estiver entre esse grupo de pessoas com o ouvido mais sensível, após 1 hora da ingestão em excesso da cafeína e do açúcar já é possível sentir o zumbido.

Muitas vezes a quantidade de insulina liberada é tanta que o nível de glicose cai demais, ocasionando, não só a tontura, como náuseas, distúrbios de visão e sudorese. Segundo os especialistas, estas alterações são umas das principais causa de labirintite.

Atum; Sardinha; Sementes (chia, linhaça, gergelim, girassol e abóbora); Oleaginosas (castanhas, amendoim, amêndoas, nozes);

Carnes processadas, como salsicha, linguiça, bacon, presunto e mortadela; Alimentos ricos em sódio, como sal, temperos prontos, molho shoyu, alimentos em conserva e molhos de salada; Bebidas alcoólicas, pois o álcool altera a quantidade de líquido naturalmente presente no labirinto, causando vertigem e zumbido.

A cura da Labirintite, de fato, cuja maioria dos casos estão ligados a uma infecção viral, é obtida por meio do tratamento, que consiste em repouso, hidratação e bons hábitos alimentares, além de medicamentos para aliviar os sintomas.

Erva-doce, limão, mel ou gengibre.

Quando se está em crise de labirintite o ideal é não realizar nenhum tipo de exercício físico até que o distúrbio seja controlado”, pontua o médico.

O QUE CAUSA LABIRINTITE E QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO
Como dito anteriormente, a labirintite é provocada por doenças virais ou bacterianas, na maioria das vezes. Gripes, resfriados, sinusites e amigdalites são algumas das infecções que atingem o labirinto.

1 colher (chá) de alecrim; 3 cravos-da-índia; 1 xícara de chá de água fervente.