Porque a psoríase coça muito?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Há alguns fatores que contribuem para que a psoríase desencadeie o ressecamento do couro cabeludo, como por exemplo altos níveis de estresse e hormônios desregulados. Provocando coceira e dor ao paciente.

O tratamento pode incluir hidratação da pele, medicamentos tópicos e banhos de sol. Casos mais acentuados podem requerer terapias com luz ultravioleta e medicamentos via oral ou injetáveis. Alimentação balanceada e prática de atividade física ajudam a diminuir os sintomas.

As manifestações da psoríase podem ser desencadeadas e pioradas por fatores externos, como estresse, sol, obesidade, tabagismo, alcoolismo, infecção e medicamentos. A psoríase se manifesta principalmente por meio da inflamação da pele.

O problema é que, como em qualquer doença de pele, quanto mais você coça, mais irritada fica a pele. Quanto mais irritada, mais coceira. O ideal é resistir e não coçar! Coçar pode proporcionar alívio no momento, mas na verdade só vai piorar as coisas.

O Alfa Bisabolol apresenta propriedades antiinflamatórias, anti-sépticas, bactericidas, antimicóticas e cicatrizantes, portanto indicado em casos de pequenas lesões cutâneas e inflamações leves.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

Cremes para psoríase
O médico pode receitar cremes de corticoide ou vitamina D3. Também existem alguns produtos excelentes disponíveis na farmácia, como os hidratantes a base de ureia. Ele ajuda a eliminar a descamação, previne o espessamento das placas e proporciona uma hidratação duradoura que acalma a coceira.

Psoríase não tem cura, tem tratamento. Não há como prevenir a doença, embora seja possível controlar a reincidência. Casos leves e moderados (cerca de 80%) podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol.

Recomenda-se consumir alimentos ricos em betacaroteno, que são todos os de cor amarelada ou alaranjada, como cenoura, laranja e abóbora. Deve-se também aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3, como o atum e o salmão – a suplementação com óleo de onagra também é ótima para psoríase.

Carnes vermelhas e frituras
As carnes vermelhas são responsáveis por favorecer a inflamação e aumentar as chances de desencadear a psoríase por conta da gordura saturada e do colesterol. Por isso, a ingestão de carnes gordurosas deve ser evitada.

O Gel 99% Babosa Alphaloe, pela sua alta concentração de Aloe Vera, possui ação analgésica, anti-inflamatória, antibacteriana, antimicótica, anti-fungicida, anti-séptico. Essas propriedades vão manter a pele saudável, hidratada e sem coceira.

Já nos casos de psoríase são necessárias maiores cautelas. A National Psoriasis Foundation informa que é necessário diluir em igual proporção de água para vinagre de maçã orgânico e enxaguar assim que a solução secar para prevenir irritações.

A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Sua causa é ainda desconhecida e embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes.

Maleato De Dexclorfeniramina 2 mg 20 comprimidos | Polaramine | Alívio De Prurido, Alergia, Coceira, Urticária E Picada De Inseto | EMS.