O que é a fascite?
Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar (também chamada de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo, que garante o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés.
O que provoca a fascite
Causas da fascite plantar
Sobrecarga frequente da sola do pé, por exemplo, correr, pular ou dançar. Problemas biomecânicos, como pés chatos ou arcos altos. Obesidade, que causa pressão extra nas pernas. A velhice, que pode causar degeneração da fáscia plantar.
Quais são os sintomas de fascite
Sintomas da fascite plantar
Na fascite plantar, o principal sintoma é a dor no calcanhar, muitas vezes descrito como "pontada". A dor tipicamente possui um início insidioso e sem irradiação, muitas vezes ao sair da cama de manhã e tende a aliviar após dar os primeiros passos.
O que é bom para curar a fascite
Portanto, podemos citar como opções de tratamento natural para fascite plantar:
- Massagens na região da sola do pé;
- Uso de gelo;
- Descanso;
- Utilização de calçados com sistema de amortecimento adequado;
- Acompanhamento fisioterapêutico.
O que é a doença fascite
Trata-se de um tecido conjuntivo que liga a musculatura da sola do pé com os ossos e que se estende do calcanhar até o peito do pé. Ele permite que o indivíduo caminhe e corra. Quando a fáscia fica inflamada, gerando dor no calcanhar, por exemplo, a pessoa é diagnosticada com fascite plantar.
O que acontece se não tratar a fascite plantar
A fascite plantar pode ser um distúrbio benigno, mas, se não tratada adequadamente, pode ser incapacitante e associada a dor moderada a intensa. Cerca de 70/80% dos pacientes com fascite plantar apresentam redução dos sintomas em 9-12 meses, mas pelo menos 5-10% requerem liberação cirúrgica da fáscia plantar.
O que não pode fazer quem tem fascite plantar
2 – Evite ficar longos períodos em pé
Outra causa bastante comum que leva à fascite plantar é permanecer em pé por longos períodos. De fato, quadros dolorosos de fascite plantar são mais comuns após longos períodos em que permanece parado, ou deitado, ou em pé.
Qual exame detecta fascite
Exames de imagem, como radiografias, não são capazes de identificar a fascite plantar, mas o médico especialista pode requisitar outros exames, como a ultrassonografia e a Ressonância Nuclear Magnética, para avaliar o grau de acometimento da fáscia plantar e descartar outras patologias que provocam sintomas semelhantes ...
Onde fica a fascite
A fascite plantar é uma inflamação na fáscia plantar, tecido que se estende na sola do pé ligando o calcanhar aos dedos. Trata-se de uma condição comum e dolorosa desencadeada pelo estresse e esforço excessivo na região.
Como Desinflamar fascite
O tratamento da fascite plantar tem como objetivo reduzir a inflamação e aliviar a dor. Dependendo da fase e do estágio da doença, recomendam-se repouso, gelo e fisioterapia, além do uso de palmilhas ortopédicas que realizem uma melhor distribuição do peso corpóreo sobre os pés.
Qual é o tratamento caseiro de fascite
Tratamento da fascite plantar
O uso de palmilhas ortopédicas visando à melhor distribuição do peso corpóreo sobre os pés e de órteses noturnas para evitar o encurtamento do arco e manter a fáscia plantar alongada durante a noite são recursos não farmacológicos que podem ser benéficos.
Quem tem fascite plantar pode ficar descalço
Ficar descalço enquanto estiver em casa
Por isso, é benéfico tirar os sapatos e andar descalço em casa, caso isso não provoque dor. Em alguns casos, onde a lesão ainda está muito aguda, a falta de algo na sola do pé pode piorar a dor, então ainda não seria o momento de ficar descalço.
Qual o melhor exercício para quem tem fascite plantar
Como fazer alongamento para fascite plantar
- 1 – Relaxamento da fáscia com bola de tênis. ...
- 2 – Alongamento das panturrilhas. ...
- 3 – Relaxamento da fáscia com garrafa congelada. ...
- 4 – Alongamento com toalha. ...
- 5 – Massagem na sola do pé
Qual o calçado ideal para quem tem fascite plantar
Dê sempre preferência por calçados que possuam palmilhas macias, solado flexível e com formato que não apertem nem em cima ou nas laterais. Modelos com regiões abertas, além de estarem super em alta, proporcionam mais liberdade para os pés.
Qual a melhor pomada para fascite plantar
Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado. Em casos mais leves, a simples troca de um calçado inadequado para um mais apropriado pode resolver.