Para que serve colocar os pés no vinagre?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 20 de julho de 2023
/ 5 16 votos

Além de eliminar bactérias e agentes nocivos presentes na pele, o vinagre de maçã é ótimo para prevenir o surgimento de inflamações, como as que são causadas por calos, feridas e pelos e unhas encravadas.

O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.

Essa receita, além de ajudar a desinchar, ajuda também a desintoxicar todo o organismo, limpando tanto a parte interna quanto a externa. Você pode tomar essa bebida todos os dias, cerca de 20 minutos antes do almoço e do jantar.

Vinagre. Um tratamento alternativo para a doença é deixar os pés em uma mistura de água com vinagre de maçã (em igual proporção) por cerca de vinte minutos. O ácido acético, substância presente no vinagre, é capaz de neutralizar o pH da pele e contribuir para o combate aos fungos.

Mesmo não havendo estudos que comprovem a eficácia do vinagre de maçã para tratar as micoses, algumas pessoas substituem os antifúngicos pelo produto. Nesse caso, é preciso tomar muito cuidado, pois o vinagre pode causar irritação, ardência e até queimaduras. Para evitar essas reações, ele deve ser diluído em água.

O tratamento com um antifúngico tópico, ou seja, aplicado diretamente na pele, é uma forma fácil e prática de combater a frieira ou pé de atleta. Os antifúngicos atacam os principais tipos de fungos que causam a infecção, são fáceis de aplicar e penetram rápido na pele para alívio dos sintomas.

Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.

O vinagre de maçã possui propriedades antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, sendo usado tanto para fins culinários quanto para rotina de cuidados dermatológicos.

Detox do organismo: "A dilatação proporcionada pela temperatura elevada ocorre da mesma forma nos vasos linfáticos, ajudando a drenar a linfa e a eliminar as toxinas do corpo." Desinchar: "Por melhorar a circulação e a eliminação de toxinas, o escalda-pés contribui também para desinchar a região."

O vinagre de maçã libera triptofano, uma substância que pode ser transformada em serotonina e que favorece o estado físico em geral, além de evitar que nos sintamos tão cansados a ponto de não conseguirmos conciliar cansaço e sono.

Para se livrar dos calos, Alice ensina acrescentar vinagre na água quente com sal grosso, além de amolecer a calosidade alivia a dor. Ela lembra que a técnica também funciona como assepsia (limpeza) de pés infectados por micoses. "Indico fazer o escalda-pés antes de aplicar a pomada indicada pelo médico.

O escalda-pés só é contra-indicado para grávidas, hipertensos e pessoas com câncer em metástase justamente por lidar com o fluxo sanguíneo.

Pressione levemente os dedos contra a sola dos pés, fazendo movimentos que começam na planta e vão até o calcanhar. Pode até fazer uma pressão um pouco maior com o dedão. Massageie também cada um dos dedos dos pés e finalize dobrando os pés para a frente, com dedos voltados para o seu corpo por alguns segundos.