Como um Vesgo enxerga imagem?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

A visão de uma pessoa com estrabismo é variável, desde de pessoas que enxergam bem com os dois olhos separadamente, até aquelas que não enxergam com o olho que desvia. Nos desvios intermitentes, ou seja, que não aparecem o tempo todo, a pessoa pode até mesmo enxergar normal, com os dois olhos em conjunto.

Quando um dos olhos fica estrábico, duas imagens são captadas. Nas crianças, o cérebro "aprende" a ignorar a imagem do olho estrábico e a considerar apenas a do outro olho. Nos adultos, o processo é diferente. Como o cérebro foi estimulado a captar imagens dos dois olhos, ele não consegue ignorar a do olho estrábico.

Uma das formas de corrigir o agravo é por meio da intervenção cirúrgica, mas nem sempre isso será necessário e também não costuma ser a primeira opção. O estrabismo, ou desalinhamento ocular, é marcado por olhos que não se movem juntos normalmente, o que é causado pelo desequilíbrio da musculatura intraocular.

O teste consiste em direcionar um foco de luz nos dois olhos abertos para checar se ele reflete simétrico no centro de cada olho. Se isso não ocorrer, é sinal que os olhos não estão alinhados corretamente, podendo ser um caso de estrabismo.

O estrabismo é um desalinhamento dos olhos. As causas incluem erro de focalização (de refração) e desequilíbrio dos músculos que controlam o movimento ocular. Os sintomas incluem visão dupla e perda da visão. O diagnóstico se baseia em um exame ocular.

Um sujeito vesgo ou estrábico, portanto, não tem os olhos alinhados um com o outro. Deste modo, a visão binocular da pessoa é deficiente, já que ele não consegue fixar os dois olhos em um mesmo ponto, uma particularidade que se traduz em inconvenientes para perceber a profundidade.

“Quem usa óculos e quem tem uma boa visão não têm dificuldade em ver 3D, porém, o estrabismo, a catarata, a miopia, hipermetropia e astigmatismo não corrigidos ou a degeneração macular, podem impedir a percepção da tridimensionalidade e o paciente acaba vendo duplo ou uma imagem fantasma”, afirma a oftalmologista Dra.

Logo, falso estrabismo é a falsa aparência de estrabismo. Algumas crianças pequenas aparentam ter estrabismo por terem uma dobra de pele no canto interno das pálpebras, que esconde a esclera (parte branca do olho) nessa região, principalmente quando a criança olha para os lados.

Estrabismo Vertical Se o seu estrabismo é vertical então eu recomendo sombras bem coloridas.Se o seu olho vira para abaixo, abuse de cores na pálpebra superior.Se o seu olho vira para cima, use sombra colorida rente aos cílios inferiores.

É importante ressaltar que a cirurgia de estrabismo é um procedimento de alto custo, que vale entre R$ 2.5 mil e R$ 10 mil. Por isso, muitos pacientes dependem do custeio do procedimento pelo plano de saúde. Ainda assim, é possível que o beneficiário seja surpreendido pela negativa de cobertura do procedimento.