Quais são os cinco níveis de prevenção?

Perguntado por: agomes2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

A posição mais abrangente reconhece cinco níveis: primordial, primária, secundária, terciária e quaternária.

Os três níveis de prevenção são o primário, secundário e terciário.

A Política Nacional de Promoção de Saúde segue os princípios da Constituição Federal:

  • Universalidade.
  • Integralidade.
  • Equidade.
  • Diretrizes de descentralização.
  • Organização hierarquizada.

A prevenção em saúde é uma abordagem estratégica para evitar ou minimizar o impacto de doenças e problemas de saúde em indivíduos e populações. No Brasil, a prevenção em saúde, é estruturada nos níveis de prevenção primária, secundária, terciária e quaternária.

Questão São exemplos de prevenção primária, secundária e terciária, respectivamente: Água tratada; adição de iodo ao sal; readaptação funcional.

a) Prevenção primária é a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica.

Exemplos: vacinação, exame pré-natal, quimioprofilaxia, eliminação de focos de vetores de doenças, fluoretação da água, distribuição de preservativos, adoção de medidas ergonômicas e ginástica laboral no ambiente de trabalho, etc.

Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.

A Promoção da Saúde, segundo a Carta de Ottawa, contempla 5 amplos campos de ação: implementação de políticas públicas saudáveis, criação de ambientes saudáveis, capacitação da comunidade, desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas e reorientação de serviços de saúde.

Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.

Prevenção terciária – quaisquer atos destinados a diminuir a prevalência das incapacidades crônicas numa população, reduzindo ao mínimo as deficiências funcionais consecutivas à doença.