Quais são as fontes de infecção?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

FONTE DE INFECÇÃO: pessoa, animal, objeto ou substância a partir do qual o agente é transmitido para o hospedeiro. FONTE PRIMÁRIA DE INFECÇÃO (reservatório): homem ou animal e, raramente, o solo ou vegetais, responsável pela sobrevivência de determinada espécie de agente etiológico na natureza.

Entre os principais agentes infecciosos, podemos citar: vírus, bactérias, fungos e protozoários. Os agentes infecciosos podem adentrar o organismo pela pele, via respiratória, circulatória e mucosas, por exemplo. A transmissão também pode se dar de diferentes formas, podendo ser de maneira direta ou indireta.

Esse agente pode ser físico, químico ou biológico. Nesse último caso, a inflamação pode estar relacionada à infecção, pois apresenta-se como uma resposta a esse processo infeccioso. Por exemplo, uma inflamação na garganta pode ser uma resposta a uma infecção viral ou bacteriana.

A infecção é uma invasão em um determinado local do corpo por parte de organismos muito pequenos que só podem ser vistos por meio de microscópio. Vírus, bactérias, protozoários/helmintos e fungos, são os principais microrganismos causadores de doenças em humanos.

No hospital, as principais fontes de infecção decorrem:

  • - do paciente;
  • - visitantes;
  • - pessoal;
  • - equipamentos;
  • - técnicos de trabalho;
  • - planta física.

Os tipos mais comuns de infecções são as infecções do trato urinário, infecção em feridas, pneumonia (infecção pulmonar) e infecções da corrente sanguínea, de acordo com a Consumer Reports.

Por exemplo, as infecções podem ser classificadas como causadas por bactérias Gram-negativas ou Gram-positivas. Tal distinção é importante, pois o tratamento dos dois tipos pode exigir tipos diferentes de antibióticos. Algumas infecções são classificadas de acordo com a forma da bactéria.

Veja se há febre
A febre pode aparecer nos dois tipos de infecção, mas com características diferentes em cada uma. Na bacteriana, elas geralmente são mais altas e pioram após alguns dias, enquanto na viral, elas melhoram depois desse mesmo período.

A infecção é a penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso, o qual pode ser, por exemplo, um vírus, uma bactéria, um protozoário ou um fungo. Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.

Geralmente, as causas estão ligadas a infecção por vírus, bactérias ou fungos, mas também podem surgir por entorses e fraturas, além de doenças alérgicas, doenças agudas como dermatite, cistite e bronquite, bem como doenças crônicas como diabetes, psoríase, lúpus, artrite reumatoide e colite ulcerativa.

São considerados agentes infecciosos microrganismos responsáveis por causar doenças infecciosas com potencial de transmissão para outros seres vivos, da mesma espécie ou não.

a disseminação de infecções dentro de um hospital requer três elementos básicos: fonte de infecção, suscetibilidade do hospedeiro e virulência do agente.

No hospital, as principais fontes de infecção decorrem de causas ligadas ao ambiente, pessoal, equipamento, material, veículos, desempenho deficiente das técnicas de trabalho e uso indiscriminado de antibióticos.

Em biologia podemos chamar “exógena” uma variação imposta pelo ambiente, sendo fenotípica e não-hereditária, enquanto reservamos o termo “endógena” para variações genotípicas. O fenótipo resultante é dependente de uma “norma de reações” do genótipo correspondente, mas sempre com uma ação momentânea do ambiente.