Quem faz a investigação epidemiológica?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

No Brasil, a responsabilidade pela execução das ações de saúde é das Secretarias Municipais de Saúde (SMS); e, de forma geral, frente às situações epidemiológicas atípicas que ultrapassem a capacidade de resposta do município, cabe às Secretarias Estaduais de Saúde (SES) identificar as situações em que há necessidade ...

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Vigilância Epidemiológica - Secretaria da Saúde.

Uma investigação epidemiológica envolve o exame do doente e de seus contatos, com detalhamento da história clínica e de dados epidemiológicos, além da coleta de amostras para laboratório (quando indicada), busca de casos adicionais, identificação do(s) agente(s) infeccioso(s) quando se tratar de doença transmissível, ...

O epidemiologista é o profissional especializado na área da Epidemiologia, que é o estudo das doenças e de seus determinantes em uma população.

A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.

Tem como funções, dentre outras: coleta e processamento de dados; análise e interpretação dos dados processados; divulgação das infor- mações; investigação epidemiológica de casos e surtos; análise dos resultados obtidos; e recomendações e promoção das medidas de controle indicadas.

A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais.

Esse processo de consolidação da vigilância, na mesma época, sedimentou uma distinção entre a vigilância epidemiológica (VE) e a sanitária: a primeira orientada para o controle de casos e contatos obedecendo a uma racionalidade técnico-sanitária fundamentada na clínica e na epidemiologia; já a segunda, dirigida para os ...

Entende-se por Vigilância Sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: 1 - o controle de bens de consumo que, ...

Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.

Investigação epidemiológica
identificação da etiologia; • identificação das fontes e modos de transmissão; • identificação de grupos expostos a maior risco.

O principal objetivo da investigação de uma epidemia ou surto de determinada doença infecciosa é identificar formas de interromper a transmissão e prevenir a ocorrência de novos casos.

O médico que se especializa em epidemiologia é responsável por identificar grupos de maior risco, investigar causas de doenças e determinar estratégias para controle e prevenção. Ele também deve coletar e informar dados para que as instituições consigam aplicar políticas visando a proteção da população.

recomendação e promoção das medidas de controle apropriadas; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; divulgação de informações sobre as investigações, medidas de controle adotadas, impacto obtido, formas de prevenção de doenças, dentre outras.