Como a doença pode ser classificada?

Perguntado por: umello . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

As doenças podem ser classificadas de acordo com a disseminação, seja bacteriana, viral, fúngica, ou causadas por demais agentes que se instalam e ocasionam distúrbios na homeostase (equilíbrio orgânico) de um hospedeiro.

Há quatro tipos principais de doença: doenças infeciosas, doenças de deficiência, doenças hereditárias (o que inclui tanto doenças genéticas quanto doenças hereditárias não-genéticas) e doenças fisiológicas.

O que é uma doença:
Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo).

Causadas por vírus: Zika, Aids, ebola, HPV, sarampo. Causadas por bactérias: tuberculose, hanseníase, clamídia. Causadas por fungos: candidíase, micose. Causadas por parasitas: doença de Chagas, toxoplasmose.

As causas podem ser subdivididas entre dois tipos: as tecnopiatias ou doenças profissionais, que são as doenças onde o próprio trabalho é o causador direto, ou as mesopatias ou doenças do trabalho, onde as condições de trabalho não são a causa direta, porém agem como potencializador ou causador indireto da mesma.

A Classificação Internacional de Doenças é uma importante ferramenta para o diagnóstico e o monitoramento dos mais diversos tipos de condições de saúde. Utilize os códigos corretamente para que a medicina cumpra a sua função: identificar e tratar doenças com excelência.

Estes são os elementos básicos da cadeia de transmissão das doenças infecciosas: indivíduo doente, indivíduo são, agente infeccioso e ambiente.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para descrever quais são as doenças mais comumente diagnosticadas em adultos, suas principais causas e seu tratamento.

  • Depressão.
  • Obesidade.
  • Hipertensão arterial.
  • Diabetes.
  • Asma.
  • Acidente Vascular Cerebral.
  • Câncer.

Para os pacientes, a doença não é vista como um caso vulgar com manifestações conhecidas e soluções previsíveis, mas sim uma ameaça a sua integridade, tanto física como psicossocial. Desta forma, o paciente fica com um olhar mais integrado quanto à relação do corpo com a mente (Canto e Simão, 2009).

Os determinantes fixos ou biológicos, de que são exemplo a idade, sexo e fatores genéticos; os determinantes económicos e sociais, de que são exemplo a posição o estrato social, o emprego, a pobreza, a exclusão social; os ambientais, tais como a qualidade do ar e da água, ambiente social; os de estilos de vida, sendo a ...

É a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo, contendo cerca de 17 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte, sustentados por mais de 120 mil termos codificáveis.

Embora os termos doença e infecção sejam eventualmente usa- dos como sinônimos, eles apresentam diferenças em seus signifi- cados. Infecção é a invasão ou colonização do corpo por micro- -organismos patogênicos; a doença ocorre quando uma infecção resulta em qualquer mudança no estado de saúde do hospedeiro.

A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.

Quais são as principais doenças profissionais?

  • doenças pulmonares ocupacionais,
  • perda auditiva,
  • doenças da pele,
  • intoxicações,
  • câncer ocupacional,
  • estresse ocupacional,
  • síndrome de burnout.

São doenças que se devem a um problema real com o FUNCIONAMENTO do sistema nervoso, que interfere com a capacidade do cérebro de receber e enviar sinais apropriadamente. Não são causadas por qualquer dano ou lesão estrutural do sistema nervoso.

A doença ocupacional, também conhecida como doença profissional, é aquela provocada pelo trabalho em si, ou seja, pelas características da atividade que o trabalhador exerce.