O que é Espiroquetose intestinal?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

Introdução: A espiroquetose intestinal é uma entidade clínica na qual a mucosa colônica é infectada por espiroquetas do gênero Brachyspira, que quando sintomática leva a um quadro caracterizado por diarréia aquosa, hematoquezia, perda ponderal e dor abdominal.

O tratamento é com antibióticos como doxiciclina ou penicilina. A família das espiroquetas distingue-se pela forma helicoidal das bactérias. As espiroquetas patogênicas são Treponema, Leptospira e Borrelia.

Espiroquetas – Bactérias Gram-negativas, helicoidais que se movem através de filamentos axiais (endoflagelo). Diversas espécies estão associadas a doenças, incluindo Treponema pallidum, o agente etiológico da Sífilis e Borrelia bergdorfi, agente etiológico da Doença de Lyme.

As leptospiras e borrélias são as espiroquetas responsáveis pela leptospirose e borreliose de Lyme, doenças reemergentes no mundo global. A exposição humana a estas bactérias em atividades profissionais e de lazer é uma preocupação crescente, também em Portugal.

Os sintomas são inespecíficos: mal-estar, febre, cefaléia, rigidez da nuca, dores musculares, dores articulares e íngua. Podem durar várias semanas ou mais quando a doença não é devidamente tratada.

A leptospirose é uma infecção potencialmente grave causada por Leptospiras, que são bactérias em forma de espiral chamadas espiroquetas. A maioria das pessoas contrai essa infecção através do contato com a terra e a água durante atividades ao ar livre.

tipo de bactérias, pertencente ao reino monera, que têm forma espiral. Podem ser patogênicas.

Espiroquetas: bactérias que, com formato helicoidal, se movem por meio de movimentos em onda.

O caso da gonorreia é o pior: a OMS afirma que já existem cepas da bacteria N.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode causar vários sintomas e ter diferentes fases. Se não tratada, a longo prazo, pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis.

A espécie de espiroqueta chamada Treponema dentícola faz parte do grupo de bactérias que vivem normalmente na nossa boca.

O hemograma irá sugerir a doença quando for encontrado no exame a diminuição das plaquetas, podendo também apresentar diminuição dos glóbulos vermelhos (anemia) e queda dos glóbulos brancos (leucócitos, as células de defesa).

Confirmação de Doença Aguda Através de Sorologia:
Para confirmar doença ativa, ou seja, para podermos dizer que é a doença do carrapato é a causa dos sintomas, é necessário confirmação diagnóstica. Para confirmar, deve-se repetir a dosagem de IgG e IgM após aproximadamente 21 dias do inicio dos sintomas.

O tratamento da leptospirose baseia-se em antibioticoterapia e terapia de suporte. Os antibióticos utilizados são amoxicilina ou doxiciclina na fase inicial da doença. Já na fase tardia pode utilizar: penicilina G cristalina ou ampicilina ou ceftriaxona ou cefotaxima ou azitromicina.

Espirilos: Bactérias em forma de espiral que apresentam corpo rígido e locomovem-se com a ajuda de flagelos; Espiroquetas: Bactérias em espiral que são mais flexíveis e locomovem-se por contrações citoplasmáticas; Vibriões: Bactérias que apresentam corpo semelhante a uma vírgula.

Colonizados x infectados: o paciente colonizado não desenvolve a doença infecciosa, mas pode ser agente de disseminação do microrganismo. O infectado é o paciente doente em decorrência da bactéria e está em uma situação clínica vulnerável ocasionada por outras doenças.