Quem tem estrabismo é considerado deficiente?

Perguntado por: vnogueira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Não! O estrabismo não entra nas cotas.. Apenas a baixa acentuada na visão. Estrabismo não é deficiência!

Para que o estrabismo seja considerado incapacitante para o trabalho e elegível ao benefício BPC-LOAS, é necessário um diagnóstico médico completo, que inclua exames oftalmológicos específicos.

É considerada portadora de deficiência visual quando apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações (art. 3º, I e II, combinado com art. 4º, III).

Também são contemplados deficientes visuais, nas seguintes condições: apresentar acuidade visual igual ou menor que 20/200 na tabela de Snellen no melhor olho; campo visual inferior a 20 graus; ou ocorrência simultânea das duas situações. Pessoas com autismo ou deficiência intelectual também são contempladas.

Portadores de estrabismo estão aptos para categorias A e B cumprindo as seguintes exigências: Visão central igual ou melhor do que 20/30 (equivale a 66%) no melhor olho, visão periférica igual ou maior que 120º.

No adulto, a ocorrência de estrabismo tem consequências diferentes. Como a visão binocular já está desenvolvida, o cérebro não consegue suprimir um dos olhos e ocorre a diplopia ou visão dupla. O cérebro recebe informações diferentes de cada um dos olhos e não consegue combiná-las em uma única imagem.

A cirurgia de estrabismo não mexe com as estruturas internas do olho, por isso não há problema em utilizar o celular!!

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

As várias deficiências podem agrupar-se em quatro conjuntos distintos, sendo eles:

  • Deficiência visual.
  • Deficiência motora.
  • Deficiência mental.
  • Deficiência auditiva.
  • Paralisia cerebral.

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45.606.048 brasileiros, o que corresponde a 23,9% da população total, apresentam algum tipo de deficiência – seja auditiva, visual, motora, mental ou intelectual.

A visão 20/20 é considerada como a visão normal. Essa fração significa que, a uma distância de 20 pés, o paciente consegue enxergar a linha 20 ou até menores.

O laudo oftalmológico deve comprovar a acuidade visual, não são as doenças do campo visual que atestam a deficiência, mas sim a somatória da perda visual nos dois olhos. Ainda assim, o médico deve levar em conta a acuidade com o uso da melhor correção: óculos ou lentes de contato.

Como conseguir o laudo PcD oficial?

  1. hospitais ou clínicas onde foi diagnosticada a deficiência e/ou onde foram realizados os primeiros atendimentos;
  2. hospitais ou clínicas que fazem reabilitação física;
  3. unidade do SUS.

Quem tem visão monocular pode dirigir? Sim. Essas pessoas conseguem tirar Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B. Portanto, podem guiar motocicleta e automóvel, desde que não exerçam atividade remunerada, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Não é legal reprovar no exame de vista do Detran e isso você já sabe. É importante não negligenciar sua saúde ocular, pois, como dito anteriormente, um probleminha acaba se tornando um problema e um descuido pode te levar a reprovar em exames que, querendo ou não, são importantes na vida.