Porque colocar os pés na água quente?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Detox do organismo: "A dilatação proporcionada pela temperatura elevada ocorre da mesma forma nos vasos linfáticos, ajudando a drenar a linfa e a eliminar as toxinas do corpo." Desinchar: "Por melhorar a circulação e a eliminação de toxinas, o escalda-pés contribui também para desinchar a região."

A imersão e a limpeza dos pés em água quente reduzem a inflamação e estimulam a circulação, levando o sangue congestionado aos vasos dilatados nos pés e na parte inferior das pernas.

Conheça os principais benefícios do escalda-pés

  1. Reduz o inchaço de pés e pernas. ...
  2. Ajuda a relaxar e diminuir o estresse. ...
  3. Alivia dores em outras partes do corpo.

Deve durar cerca de 10 a 20 minutos, no máximo. Se a sensação de cansaço for grande, coloque algumas bolinhas de gude dentro da bacia para massagear os pés durante a técnica. Mas, lembre-se de enxugar bem os pés depois de fazer o escalda pés e não esqueça de colocar meias para manter os pés quentinhos. Mas, atenção!

Esquente a água até uma temperatura agradável para você e coloque em uma bacia. Depois, adicione sal grosso. Para um efeito melhor, coloque ervas calmantes secas ou na forma de óleos essenciais. Mantenha os pés submersos durante 15 min.

A dica das especialistas é, ao sentir dor, colocar os pés em uma bacia com água quente porque isso causa uma dilatação dos vasos e relaxa a musculatura.

Preparo une água morna, sal grosso e alecrim ou camomila
Ponha tudo em uma bacia e mergulhe os pés por 20 minutos. Após o banho, aplique esfoliante nos pés e faça movimentos circulares, friccionando o produto na pele. Para ativar a circulação, aplique um creme relaxante com mentol nas pernas e pés.

Além de realizar exercícios físicos regularmente, o ideal é que sejam realizadas pausas durante o tempo em que deve permanecer sentado para estimular a circulação.

Esta técnica é ótima para ativar a circulação sanguínea na região dos pés. Porém fique atento, o escalda-pés não é indicado para diabéticos e pessoas com problemas circulatórios.

O vinagre de maçã pode eliminar os fungos, combater o chulé e acalmar as irritações da pele. Esses e outros benefícios podem ser alcançados através do método de deixar os pés de molho na solução de água + vinagre de maçã.

O escalda-pés só é contra-indicado para grávidas, hipertensos e pessoas com câncer em metástase justamente por lidar com o fluxo sanguíneo", alerta Alice Keiko.

Prefira fazer o procedimento à noite, pois assim você poderá dormir mais tranquilamente. Além disso, para melhores resultados, o indicado é apostar no escalda-pés pelo menos duas vezes por semana.

As essências de sálvia, eucalipto e menta estão entre as que mais combatem o cansaço, enquanto a de lavanda é perfeita para quem deseja relaxar. Adicionar duas colheres de sal também ampliam a sensação de leveza e reduzem o inchaço.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão. Em casos de lesões agudas, como entorses de tornozelo, quanto mais rápido o uso do gelo melhor.