Quem tem fascite plantar pode usar havaianas?

Perguntado por: onogueira5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Infelizmente, o chinelo, em geral, não é indicado para quem sofre com as dores na sola do pé.

Os modelos que possuem plataforma, além de super elegantes distribuem melhor o impacto, é uma boa opção para usar. Para quem gosta de usar sandália rasteira é possível usar sim, mas precisa ser do tipo que possui solado macio e plataforma anatômica, para amortecer o impacto ao caminhar.

“Quando você usa um chinelo, há um esforço importante dos dedos para não o perder durante a caminhada. Essa curvatura dos dedos para dentro, por tempo prolongado e de forma repetitiva, pode causar uma tendinite, além de dores nos pés, quadris e região lombar.

Segundo ela, o principal fator para a marca representá-la é a praticidade. “Se você quer ser raiz e usar um clássico chinelo branco e preto, a Havaianas tem. Se você é nerd e quer um chinelo de personagem, ela tem. Podem ser tons neutros, tons fluorescentes, com desenhos ou lisas.

O tratamento da fascite plantar tem como objetivo reduzir a inflamação e aliviar a dor. Dependendo da fase e do estágio da doença, recomendam-se repouso, gelo e fisioterapia, além do uso de palmilhas ortopédicas que realizem uma melhor distribuição do peso corpóreo sobre os pés.

Ficar descalço enquanto estiver em casa
Por isso, é benéfico tirar os sapatos e andar descalço em casa, caso isso não provoque dor. Em alguns casos, onde a lesão ainda está muito aguda, a falta de algo na sola do pé pode piorar a dor, então ainda não seria o momento de ficar descalço.

O uso de sapatos de salto alto e rasteirinhas poderão piorar a dor e forçar ainda mais as estruturas afetadas. O uso de uma sandália com um pequeno salto de até 4cm na região do calcanhar irá ajudar na diminuição da dor e reduzir o esforço sob o joelho.

2 – Evite ficar longos períodos em pé
Outra causa bastante comum que leva à fascite plantar é permanecer em pé por longos períodos. De fato, quadros dolorosos de fascite plantar são mais comuns após longos períodos em que permanece parado, ou deitado, ou em pé.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

Recupera a forma natural de andar
Em teoria, andar descalço restaura o nosso padrão de marcha 'natural'. Isto pode ajudar as pessoas a controlar melhor a posição dos seus pés, a melhorar o equilíbrio, entre outros benefícios potenciais.

Diminui as chances do desenvolvimento de joanetes
Conhecidas popularmente como “joanetes”, essa pequena mudança na anatomia dos pés pode trazer muita dor e incômodo. Utilizar chinelos pode ajudar a prevenir o problema, já que calçados apertados é uma das causas.

Usar chinelo diminui as dores da pisada, no tornozelo e nos joelhos: assim como o inchaço dos pés e tornozelo está associado ao desconforto do final do dia, sapatos apertados, de salto e fechados modificam a estrutura articular e muscular da nossa pisada.