O que a Igreja fala sobre a homeopatia?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A Homeopatia é uma ciência, ela não é um truque. Por isso, todo católico pode curar-se pela Homeopatia: muitos padres se tratam com ela e o próprio Papa toma os remédios homeopáticos.

Quais são os princípios da homeopatia?

  • Lei do Semelhante. ...
  • Experimentação no Homem Sadio. ...
  • Doses Mínimas. ...
  • Medicamento Único.

A implementação da homeopatia no SUS representa uma importante estratégia para a construção de um modelo de atenção centrado na saúde, recolocando o sujeito no centro do paradigma da atenção, compreendendo-o nas dimensões física, psicológica, social e cultural.

Empregando um princípio de cura que estimula o organismo a reagir contra sua enfermidade (princípio da similitude) e valorizando a individualidade enferma em seus aspectos bio-psico-sócio-espirituais, o modelo homeopático favorece a relação médico-paciente e estimula o raciocínio holístico na compreensão do complexo ...

A fitoterapia utiliza para a preparação dos remédios a matéria-prima retirada das plantas naturais como, folhas, caule, flores, raízes e frutos. Já na homeopatia, os medicamentos além de serem feitos com substâncias vegetais, também podem possuir princípios ativos minerais e animais em sua composição.

O que encontramos na literatura científica é que até o momento, não há evidência plausível que comprove a eficácia de tratamento homeopáticos. Dessa forma, classificamos a afirmação “homeopatia serve para prevenir e proteger o corpo” como INSUSTENTÁVEL.

A homeopatia não tem contraindicação. Crianças, idosos, homens e mulheres e até os animais e a agricultura pode usá-la”, explica a docente que têm especialização na área pelo Instituto Homeopático François Lamasson (IHFL) de Ribeirão Preto.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medicina alternativa complementar para o tratamento de diversas patologias, a homeopatia tem encontrado cada vez mais adeptos.

Soluções para prevenir, aliviar e curar doenças agudas e crônicas. A homeopatia é muito útil no alívio de sintomas de muitas doenças agudas e crônicas, como tosse, gripes, amigdalite, alergias, cólica infantil e menstrual, fadiga muscular e inchaços.

Quanto custa uma consulta com o homeopata? Com nossos parceiros, você agenda seu atendimento com um homeopata por apenas R$ 35.

Os medicamentos homeopáticos são indicados para o tratamento de qualquer tipo de doença, desde as doenças mais simples até as mais sérias. São também utilizados por pacientes de qualquer idade.

A ideia central da homeopatia baseia-se no princípio “semelhante cura semelhante”. Em outras palavras, significa que uma doença deve ser tratada por alguma substância capaz de provocar sintomas idênticos em uma pessoa sadia. Os remédios são feitos a partir da extração de substâncias vegetais, animais e minerais.

Os três princípios básicos da homeopatia consistem na Lei dos Semelhantes, Experimentação em Homem São e Dose Mínima.

O criador da homeopatia, Christian Frederich Samuel Hahnemann, nasceu no dia 10 de abril de 1755 na pequena cidade de Meissen, no eleitorado da Saxônia (Alemanha). Seu pai era pintor de porcelana e sua obra partilhava a admiração dos grandes senhores da época; apesar disso, não pos- suía uma boa situação financeira.

Foi desenvolvida por Samuel Hahnemann no século XVIII que, após estudos e reflexões baseados na observação clínica e em experimentos realizados na época, sistematizou os princípios filosóficos e doutrinários da homeopatia em suas obras Organon da Arte de Curar e Doenças Crônicas.