Faz bem comer maracujá antes de dormir?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Maracujá Outro alimento muito conhecido por suas propriedades propícias para uma boa noite de sono é o maracujá, uma rica fonte de antioxidantes flavonoides. A fruta conta com um antioxidante específico chamado apigenina, responsável efeitos redutores da ansiedade do maracujá e pela produção de um efeito calmante.

A resposta é que sim! Pesquisas já comprovaram que se você ingerir o suco de maracujá realmente ficará mais relaxado. Isso graças a compostos presentes na fruta, alcaloides e flavonoides, que atuam como tranquilizantes no nosso sistema nervoso central.

Um bom horário também para ingerir o suco é antes de se alimentar, pois a fibra pectina presente no maracujá pode bloquear as gorduras do organismo impedindo que se acumulem, gerando aqueles desconfortáveis pneuzinhos.

Apesar do fruto não conter grandes quantidades de passiflora, o suco de maracujá também é capaz de acalmar e melhorar a qualidade do sono. Para fazer o suco basta bater no liquidificador 1 maracujá, 1 copo de água e mel para adoçar. Coar e tomar a seguir.

Faz mal comer maracujá puro? Não há comprovação científica de que consumir o maracujá puro faça mal para a saúde. Mas, por ser bastante azedo, raramente é consumido in natura. Por isso, para a maioria das pessoas, o maracujá é seguro para consumo.

Folhas e caules: têm substâncias que atuam no sistema nervoso central, causando o relaxamento tão característico do maracujá.

Um dos responsáveis por esse efeito, é o passiflorina, um dos alcaloides presentes no maracujá, indicado em casos de estresse, insônia, ansiedade e pressão alta. As substâncias sedativas estão em maior quantidade nas folhas, por isso, chás preparados com essa parte da planta também agem como calmantes.

Malefícios e contraindicação no consumo de maracujá
“Não possui uma contraindicação por toxicidade, mas enfatizamos que, por ser uma planta e um fruto com ação ansiolítica, sedativa e diurética, não indicamos o excesso do consumo em pessoas com hipotensão (pressão arterial baixa)”, esclarece.

Ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicose e regula a pressão sanguínea. Com antioxidantes como a vitamina C, flavonoides e betacaroteno, a polpa e a casca do maracujá protegem as células que produzem insulina e ajudam o organismo a absorver os carboidratos lentamente.

Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

Controle da pressão sanguínea
O maracujá conta com baixo teor de sódio e um alto teor de potássio. Dessa maneira, a fruta e, consequentemente, seu suco funcionam muito bem no auxílio contra pressão alta.

A camomila é conhecida por apresentar propriedades que ajudam a minimizar problemas relacionados à má digestão. Porém, ela também serve como: calmante para aliviar o estresse; sedativo que ajuda a cuidar da ansiedade.

Como consumir maracujá
Para comer um maracujá cru, corte-o ao meio e use uma colher para retirar a polpa da casca. A casca não é comestível. As pessoas podem comer tanto as sementes quanto a polpa, ou apenas a polpa.

Como o maracujá pode baixar a pressão arterial, o consumo desse fruto é contraindicado para pessoas com pressão baixa, a não ser que seja liberado pelo médico. Da mesma forma que o maracujá deve ser evitado por quem usa medicamentos antidepressivos, calmantes e anticoagulantes.

O ideal é consumir com o mínimo de água, sem açúcar, porém como o sabor pode ser levemente azedo pense em colocar o mínimo de mel para adoçar. Beber suco de maracujá emagrece, mas para facilitar a perda de peso deve-se evitar os alimentos ricos em gordura e açúcar e praticar atividade física regularmente.