Quais são os efeitos colaterais do suco de maracujá?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Raramente podem ocorrer reações adversas como náuseas, vômitos, dor de cabeça e taquicardia. Doses excessivas poderão provocar sedação prolongada e estados de sonolência.

Contraindicação do Maracujá – Herbarium
Também não deve ser associado a outros medicamentos com efeito sedativo, hipnótico e anti-histamínico. Crianças menores de 12 anos não devem usar este medicamento sem orientação médica.

Nutrientes e vitaminas
O maracujá é rico em vitamina A, que ajuda o organismo a remover os radicais livres que causam danos à pele e tecidos, e isso também ajuda a melhorar a visão. Também é rica em vitamina C, que ajuda a reparar tecidos, a prevenir doenças cardíacas e câncer e fortalece os ossos.

Devido a presença de açúcares naturais, o suco de maracujá pode causar a elevação nos níveis de açúcar no sangue, então os diabéticos, principalmente, devem consumir com moderação e monitorar seus níveis glicêmicos após o consumo.

O maracujá, que popularmente é conhecido e consumido sob a forma de suco, faz parte da família da passiflora. A profissional explica que ele possui efeitos na ansiedade, mas que formulações concentradas alcançam resultados mais expressivos. “O indivíduo necessita de grandes quantidades para ter um efeito ansiolítico.

A fruta possui propriedades antialérgicas, antioxidantes e anti-inflamatórias do maracujá. Os flavonoides do maracujá roxo são particularmente úteis para melhorar os sintomas de asma. O maracujá é uma fonte rica de minerais como o ferro, cobre, magnésio e o fósforo.

Controle da pressão sanguínea
O maracujá conta com baixo teor de sódio e um alto teor de potássio. Dessa maneira, a fruta e, consequentemente, seu suco funcionam muito bem no auxílio contra pressão alta.

Maracujá Quem nunca ouviu falar em tomar suco de maracujá para dormir, né? A fruta, altamente nutritiva, realmente é boa para acalmar, mas não para por aí, já que também favorece a saúde cardíaca e imunológica, ajuda a controlar a glicemia e o colesterol e contribui para o funcionamento intestinal.

Você sabia? Apesar de saudáveis, sucos de frutas naturais podem estimular o depósito de gordura no fígado, contribuindo para a esteatose hepática e suas consequências.

A resposta é que sim! Pesquisas já comprovaram que se você ingerir o suco de maracujá realmente ficará mais relaxado. Isso graças a compostos presentes na fruta, alcaloides e flavonoides, que atuam como tranquilizantes no nosso sistema nervoso central. Esses compostos estão mais presentes nas folhas do pé de maracujá.

De origem tropical e conhecido pelo seu sabor azedinho e poder calmante, o maracujá é indicado para o consumo de diabéticos, pois apresenta o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, além de apresentar bons teores de vitaminas A e C, complexo B e sais minerais.