É normal ter o sangue grosso?

Perguntado por: omendes9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Quando há deficiência ou excesso de proteínas atuantes na coagulação do sangue, aumento de proteínas ou células, características de desequilíbrio do fluxo sanguíneo, damos o nome de sangue grosso, porque ele fica mais espesso, viscoso, do que deveria.

Por exemplo, alimentos ricos em vitamina C, cebola, cúrcuma, uvas e alimentos ricos em ômega-3 afinam o sangue e contribuem para melhorar a circulação. Já para quem tem hipertensão, alimentos ricos em potássio são ótimos, como abacate, banana, frutas vermelhas e farelo de trigo.

A policitemia vera faz com que o corpo produza mais glóbulos vermelhos do que precisa, deixando o sangue “grosso”. Esse espessamento pode provocar alterações no fluxo da corrente sanguínea, levando a problemas circulatórios.

O coagulograma é um exame de sangue de coleta rápida, sem a necessidade de preparo prévio. Para a avaliação correta dos testes, é de extrema importância que o paciente informe todos os tipos de medicamentos que esteja utilizando, especialmente antibióticos e anticoagulantes.

Como já mencionado, a viscosidade sanguínea depende de inúmeros fatores, dentre eles a quantidade de hemácias presente. Quando se tem um aumento importante do número de hemácias (policitemia), que se reflete em uma elevação do hematócrito, há concomitantemente um aumento exponencial da viscosidade sanguínea.

Esse efeito é popularmente conhecido como afinar o sangue e dura de três a cinco dias.

A lista inclui itens ricos em ferro, como a beterraba e o feijão, além de alimentos com vitamina C, como laranja e limão. Neste caso, vale lembrar que a presença da vitamina é para melhorar a absorção do ferro pelo organismo.

O aumento de proteínas do sistema imunológico também pode causar espessamento do sangue (aumento da viscosidade do sangue). O aumento de plaquetas (trombocitemia. As mãos e os pés podem... leia mais ) ou de fatores de coagulação sanguínea pode causar coagulação sanguínea excessiva imprópria (trombose).

Alimentos anticoagulantes que atuam como remédios naturais

  1. gengibre;
  2. pimenta caiena;
  3. cúrcuma ou açafrão da terra;
  4. alho.

Um dos tipos de exame de sangue mais solicitados é o hemograma completo. Ele fornece informações importantes sobre os tipos e números de células no sangue, especialmente glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

AAS, Aspirina, Clopidogrel - alguns dos antiagregantes plaquetários, Marevan, Xarelto, Clexane - alguns dos anticoagulantes.

Chá verde
Existem relatos e estudos pequenos que sugerem que o chá verde é um bebida que pode ajudar a afinar o sangue, além de ter outros efeitos medicinais, como estimulante e antioxidante.

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. Por exemplo: quando ferimos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento.

Existem medicamentos para reduzir a viscosidade do sangue e dissolver o coágulo (anticoagulantes) que ajudam a diminuir o risco, a evitar a ocorrência de novos episódios e o aparecimento de sequelas, mas que só devem ser usados mediante prescrição médica depois de criteriosa avaliação.

Os três tipos de reômetros mais comumente utilizados para mensuração da viscosidade sanguínea são, além dos referidos reômetros de capilaridade, os reômetros de cilindros concêntricos (Couette) e os reômetros de cone-e-prato (cone/plate) (SEQUEIRA, 2010) – este último tendo sido o tipo utilizado no presente estudo.