É melhor congelar abóbora crua ou cozida?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A abóbora (em algumas de suas variações) pode ser congelada em cubos crus, cubos assados ou em purê. O método cru é o mais rápido, mas os pedaços geralmente precisam ser bem descongelados antes do uso.

Assim que a abóbora estiver cozida, está pronta para ser congelada. Deixe esfriar e coloque-a em um recipiente fechado como um saco hermético.

Se estiver inteira, mantenha fora da geladeira, em local fresco, seco e sem muita luminosidade. Se estiver cortada ao meio, descascada ou cortada em pedaços, embale num saco plástico para não ressecar e conserve na geladeira.

Os frutos podem ser mantidos em condição ambiente por cerca de três meses após a colheita, desde que em local fresco, escuro e seco. Mantenha os frutos com cabinho para conservá-los por mais tempo. Se cortar ou descascar a moranga, mantenha os pedaços em geladeira, acondicionados em saco ou vasilha de plástico.

A abóbora (em algumas de suas variações) pode ser congelada em cubos crus, cubos assados ou em purê. O método cru é o mais rápido, mas os pedaços geralmente precisam ser bem descongelados antes do uso.

Posso congelar abóboras? Sim. Você pode congelar a abóbora branqueada (em cubos ou fatias com ou sem casca) ou a abóbora cozida. Purês, cremes e sopas de abóbora congelam muito bem e mantêm ótima textura.

Sim, os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos.

O branqueamento consiste na imersão da hortaliça em água fervente por um breve tempo, seguido da imersão em água gelada pelo mesmo período. Cumprido o tempo de resfriamento, deve-se escorrer a água. Para proceder ao branqueamento, adicione a hortaliça após a água levantar fervura.

TEMPO NA GELADEIRA
Abóbora assada ou cozida dura até 5 dias em geladeira. Crua, lavada e cortada não passa de 4 dias em geladeira.

Por ser rica em vitaminas, fibras e minerais (magnésio e potássio), auxilia bastante na prevenção de doenças do coração. Alguns dos benefícios para o sistema cardiovascular são manter a pressão arterial equilibrada, reduzir o colesterol e, consequentemente as chances de um derrame.

Enxágue a abóbora sob água corrente para remover a sujeira.
Utilize água da torneira, colocando o legume na pia, embaixo da água. Gire o legume para lavar todos os lados. Ao ver que ainda há sujeira na casca, esfregue gentilmente com os dedos ou um pano limpo.

Abóbora e abobrinha podem ser congeladas por até dez meses. A mandioca deve ser levada ao freezer descascada, crua e, preferencialmente, já cortada em pedaços por até oito meses.

A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum. É famosa na culinária pelo preparo do prato “camarão na moranga”.

“As abóboras chegam a durar até cinco ou seis meses depois de colhidas, isso se forem bem cuidadas, coletadas no período correto, ou seja, já maduras, e armazenadas de maneira a preservá-las”.

Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.

É possível branquear batatas inteiras ou cortadas. Além disso, o congelamento também pode preservar batatas cozidas. Quando quiser comer, basta descongelar o legume e adicioná-lo à sua receita.