Quem tem gordura no fígado pode comer abóbora cozida?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Com apenas 40 calorias em 100 gramas, a abóbora é um alimento que combate anemia, bronquite e problemas no fígado. Além disso, ela reduz as sequelas de queimaduras na pele, ajuda no bronzeado e diminui o enjoo em gestantes.

Fontes de Gorduras Poliinsaturadas também são boas escolhas, como Semente de Abóbora, Gergelim, Linhaça, Chia, Óleo de peixe, Atum, Sardinha e Nozes!

Por ser rica em vitaminas, fibras e minerais (magnésio e potássio), auxilia bastante na prevenção de doenças do coração. Alguns dos benefícios para o sistema cardiovascular são manter a pressão arterial equilibrada, reduzir o colesterol e, consequentemente as chances de um derrame.

Pobre em calorias e rica em fibras, a abóbora regula o intestino e ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo, sendo indicada nas dietas para redução de peso e das taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue.

A abóbora é um vegetal extremamente nutritivo e com baixo valor energético, em 100g do vegetal possui aproximadamente apenas 26 kcal. A principal vantagem de ter pouco carboidrato e poucas calorias é poder ser usado em diversas dietas, facilitando a introdução do vegetal no dia a dia.

Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado. Em relação à forma de preparação, os alimentos bons para o fígado devem ser, sempre que possível, cozidos.

Na alimentação voltada para a diminuição da gordura no fígado, de modo geral é importante evitar, ou então, consumir moderadamente embutidos, enlatados, frituras, carnes gordurosas, doces e açúcares.

A abóbora japonesa é um alimento rico em fibras, vitaminas e diversos nutrientes. Dentre suas propriedades mais conhecidas, podemos citar a alta concentração de betacaroteno. Esse composto pode ser convertido em vitamina A pelo corpo.

Cerca de 120 gramas à 206 gramas de semente de abóbora por dia é o suficiente em termos nutricionais.

Abóbora cabotiá é a queridinha dos nutricionistas por seu valor nutricional. Ela contém menos calorias (40 calorias por cada 100 g) e menos carboidratos (10 g em 100 g de cabotiá) do que outras abóboras e é rica em vitaminas A e C, além de potássio e magnésio.

Outros alimentos bons para baixar o colesterol e o triglicérides altos são: abóbora, alcachofra, alho e aveia.

Abóbora é campeã de nutrientes e não tem contraindicação.