Pode colocar papel de pizza no microondas?

Perguntado por: amartins2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Papel pode colocar no microondas, mas use somente para aquecer ou cozinhar por pouco tempo e não deixe o forno sem supervisão.

Coloque o pedaço de pizza num prato de vidro e, ao lado, um copo americano com água. Aqueça a pizza por cerca de 30 segundos ao lado da água, dependendo da potência do aparelho. As ondas do aparelho agirão com a água, deixando o sabor da pizza do mesmo jeito. A dica vale para esquentar sanduíches também.

O forno, assim como o micro-ondas, trabalha com altas temperaturas, por isso materiais como isopor e plástico derreterão, e não podem ser utilizados. Muito provavelmente as embalagens próprias para micro-ondas e que aguentam o calor não aguentarão a potência no forno, então o ideal é evitar este material.

Sacos de papel
O material pode pegar fogo facilmente no micro-ondas, além de liberar substâncias tóxicas. Se a embalagem tiver algum desenho, como as de fast-food, a tinta superaquecida pode ser prejudicial ao organismo.

Esquentar pizza amanhecida no micro-ondas é, certamente, muito fácil, mas há outra forma de fazer isso sem que a massa fique molenga ou borrachuda. Para isso, basta trocar o micro-ondas por uma frigideira - e, além disso, acrescentar umas gotinhas de água.

Dicas para requentar a pizza amanhecida
Sem dúvidas o grande problema de esquentar no micro-ondas é deixar a pizza borrachuda. Mas para isso existe um truque muito simples: cubra um prato de vidro com papel-toalha e coloque a fatia de pizza em cima.

Vamos esclarecer! De fato, o microondas funciona por radiação, mas existem mecanismos de proteção que impedem que pessoas ou alimentos sejam afetados de forma nociva. Sendo assim, ficar parado na frente do microondas não dá câncer.

A embalagem de alumínio faz parte do dia a dia do consumidor, assim como o micro-ondas, que tornou mais prático descongelar e aquecer os alimentos. Como bons parceiros, a embalagem de alumínio e o forno de microondas podem fazer um ótimo trabalho juntos.

Frequentemente, colocamos no microondas alimentos em embalagens plásticas, mas alguns cientistas alertam para o risco de ingestão de ftalatos. Quando expostos ao calor, esses aditivos plásticos podem se decompor e se dissolver em alimentos.

Toalhas de papel e papel toalha podem ser utilizados no aparelho micro-ondas, mas somente para o aquecimento rápido de alimentos.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.

Colocar utensílios de metal ou mesmo papel alumínio no micro-ondas pode ser muito perigoso. Os metais são excelentes condutores de energia e, se levados ao micro-ondas, o contato com os campos elétricos e magnéticos do aparelho pode criar uma corrente elétrica nesses materiais condutores.